As potencialidades das imagens e dos vídeos no Jardim de Infância, uma proposta pedagógica

Autores

  • Mariana Estrela Universidade da Madeira (UMa)
  • Fernando Correia Universidade da Madeira | CIE-UMa

DOI:

https://doi.org/10.34640/universidademadeira2022estrelacorreia

Palavras-chave:

Jardim de Infância, imagens, vídeos, tecnologias, comunidade educativa, inovação pedagógica

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as potencialidades de propostas pedagógicas desenvolvidas em Jardim de Infância (JI) através do recurso a imagens e a vídeos, projetados através da realidade aumentada. O JI é um local rico em aprendizagens fundamentais para as crianças, que naturalmente têm uma atração por esses recursos e pelas tecnologias, sendo estas uma fonte inesgotável de conhecimento. A esta luz, e no âmbito do Projeto Pedagógico de Grupo acerca da Literacia no JI, desenvolveuse uma experiência científica e tecnológica que evidenciou as competências das crianças a este nível, bem como promoveu novas e diversas aprendizagens através da sua participação ativa. É deveras importante que os educadores planifiquem a sua prática pedagógica de forma inovadora e criativa, neste caso concreto, com a utilização de imagens e de vídeos, rentabilizando a sua dinamicidade e interatividade para conceber situações de aprendizagem, onde impera a agência da criança. Esta proposta está documentada em fotografia e em vídeo, foi partilhada com a comunidade educativa, nomeadamente com os familiares das crianças, tendo estas usufruído de sessões cinematográficas no JI e no seu contexto familiar, onde as crianças são as personagens principais.

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Publicado

2022-12-12

Como Citar

Estrela, M., & Correia, F. (2022). As potencialidades das imagens e dos vídeos no Jardim de Infância, uma proposta pedagógica . Cinema &Amp; Território, (7), 08–23. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2022estrelacorreia

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Artigos