Espaço e identidades culturais em "CARGO"

Autores

  • José Ailson Lemos de Souza Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.34640/UNIVERSIDADEMADEIRA2020SOUZA

Palavras-chave:

cinema caribenho, espaço, identidades culturais, Kareem Mortimer

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar uma análise sobre as identidades culturais contextualizadas no Caribe a partir do filme Cargo (2017), escrito e dirigido por Kareem Mortimer. Para isso, iniciamos com breves considerações sobre a produção de identidades caribenhas a partir de Hall (1990), e sobre a articulação dessas categorias enquanto posicionamentos a partir de Stam e Shohat (2016). Sobre a crítica a partir da perspectiva teórica pós-colonial, discutimos noções presentes em Prysthon (2014) e Bhabha (1992, 1998). A análise sobre as continuidades e descontinuidades temporais articuladas no filme ampara-se no conceito de cronotopo presente em Bahktin (2010) e Cohen (2006). E, de modo a contextualizar o cinema periférico e caribenho, destacamos alguns pontos presentes em França (2006) e Hambuch (2015), respectivamente. Cargo examina o legado da colonização e os efeitos da exploração econômica a partir de imagens que contrabalançam os estereótipos e clichês a que o cinema mainstream com frequência recorre para dar conta de contextos periféricos.

Referências

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Filmografia

Mortimer, K. (Produtor & realizador). (2017). CARGO [Prime Video]. Bahamas: Best Ever Film Production Company.

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Publicado

2020-12-10

Como Citar

Lemos de Souza, J. A. . (2020). Espaço e identidades culturais em "CARGO" . Cinema &Amp; Território, (5), 146–155. https://doi.org/10.34640/UNIVERSIDADEMADEIRA2020SOUZA

Edição

Secção

Artigos