Quando a cidade se torna imagem: o papel do cinema na construção da memória urbana

Autores

  • Cristiane Alves de Oliveira Universidade de Brasília (UNB)

DOI:

https://doi.org/10.34640/ct10uma2025oliveira

Palavras-chave:

memória urbana, cidade-imagem, cinema, São Paulo, representação espacial

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre a memória urbana a partir das representações cinematográficas, com foco na cidade de São Paulo retratada no filme São Paulo, Sociedade Anônima (1965), de Luís Sérgio Person. A pesquisa investiga como as imagens em movimento vão além da função documental, assumindo um papel ativo na construção de sentidos e afetos sobre a cidade. Através da análise da narrativa visual e simbólica do filme, discutem-se os modos pelos quais o cinema contribui para a formação da memória coletiva, revelando camadas sociais, históricas e subjetivas do espaço urbano. A cidade, neste contexto, deixa de ser pano de fundo e assume o papel de personagem, configurando-se como um organismo vivo em constante transformação.

Referências

Allen, W. (Director). (1979). Manhattan [Filme]. Estados Unidos.

Allen, W. (Director). (2011). Meia-noite em Paris [Filme]. Espanha/Estados Unidos.

Benjamin, W. (2009). Passagens (I. Aron & C. P. B. Mourão, Trads.). Editora UFMG; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Botelho, C. (Director). (1986). Cidade oculta [Filme]. Brasil.

Costa, M. H. (2006). A cidade como cinema existencial. RUA: Revista de Urbanismo e Arquitetura, 1(1), 34–43.

Clarke, D. B. (1997). The cinematic city. Routledge.

Correia, T. B. (2001). Os rumos da cidade: urbanismo e modernização em São Paulo. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, 3(5), 119–120. https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/128

Cuarón, A. (Director). (2018). Roma [Filme]. México/Estados Unidos.

Fellini, F. (Director). (1973). Amarcord [Filme]. Itália/França.

Halbwachs, M. (1968). La mémoire collective (2ª ed.; L. L. Schaffter, Trad.). Presses Universitaires de France.

Khouri, W. H. (Director). (1964). Noite vazia [Filme]. Brasil.

Lefebvre, H. (2000). La production de l’espace (4ª ed.; D. B. Pereira & S. Martins, Trads.). Éditions Anthropos.

Lezo, D. (2016). Cidade e máquina: o imaginário cinematográfico da cidade de São Paulo, de Sinfonia à Sociedade Anônima. In XIV Seminário de História da Cidade e do Urbanismo – Cidade, arquitetura e urbanismo: visões e revisões do século XX (Vol. 14, pp. 584–590). São Carlos.

Luz, R. (2002). Filme e subjetividade. Contra Capa.

Lynch, K. (1960). The image of the city. MIT Press.

Machado Jr., R. (s.d.). São Paulo vista pelo cinema: Ensaio sobre a representação do espaço urbano. Divisão de Pesquisas em Artes Contemporâneas, CCSP, Secretaria de Cultura do Município. (Cadernos de História da Cultura e da Arte).

Meirelles, F. (Director). (2008). Ensaio sobre a cegueira [Filme]. Estados Unidos.

Mendonça Filho, K. (Director). (2012). O som ao redor [Filme]. Brasil.

Nehring, M. M. (2007). São Paulo no cinema: A representação da cidade nos anos 1960 [Tese de doutorado, Universidade de São Paulo].

Nichile, M. C. F. (2016). São Paulo no cinema: Traduções intersemióticas das práticas de vida na cidade [Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo].

Person, L. S. (1965). São Paulo, Sociedade Anônima [Vídeo]. YouTube. https://youtu.be/ns-LPKhz_AE?si=fHnZNlqTFvYTBkUJ

Resnais, A. (Director). (1959). Hiroshima, meu amor [Filme]. França/Japão.

Sganzerla, R. (Director). (1968). O bandido da luz vermelha [Filme]. Brasil.

Shiel, M., & Fitzmaurice, T. (2001). Cinema and the city: Film and urban societies in a global context. Blackwell.

Xavier, I. (2006). São Paulo no cinema: expansão da cidade-máquina, corrosão da cidade-arquipélago. Sinopse (São Paulo), 8(11), 18–25. https://www.revistas.usp.br/sin/article/view/206273

Downloads

Publicado

2025-12-18

Como Citar

Alves de Oliveira, C. (2025). Quando a cidade se torna imagem: o papel do cinema na construção da memória urbana. Cinema & Território, 1(10), 65–75. https://doi.org/10.34640/ct10uma2025oliveira

Edição

Secção

Artigos