Alegorias bíblicas em interpolações de"Immortality" (2022)

Autores

  • Adriana Lemos Ifsul de Minas https://orcid.org/0000-0002-0012-2695
  • Emerson José Simões da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Pouso Alegre

DOI:

https://doi.org/10.34640/ct10uma2025lemossilva

Palavras-chave:

Immortality, videogame, filme, interpolação, cinema

Resumo

Este artigo traz discussões em torno dos trechos com conteúdo bíblico interpolados em Immortality (2022), jogo da produtora Half Mermaid Productions, dirigido por Sam Barlow. Trata-se de um jogo com trechos de três filmes fictícios, chamados Ambrosio (1968), Minsky (1970) e Two of Everything (1999). O que liga os três filmes é a atriz protagonista, Marissa Marcel (Manon Gage). Ao procurar pistas sobre o paradeiro da atriz, o jogador deve buscar nas filmagens, rebobinando e acelerando as fitas, momentos importantes. Além disso, o jogador encontra filmes interpolados, com personagens que contam uma história bíblica. Este texto aborda as questões a respeito da jogabilidade, relativas aos estudos feitos por Espen Aarseth (1997), e a maneira como os jogos funcionam para, em seguida, tratar as alegorias bíblicas que são encontradas nos vídeos interpolados entre as fitas. Objetiva-se, portanto, questionar como estas alegorias são representadas no jogo e que temas abordam.

Biografia Autor

Emerson José Simões da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Pouso Alegre

Mestre em Educação, Conhecimento e Sociedade pelo PPGEduCS/UNIVÁS (Pouso Alegre/MG) com a dissertação Corpo-em-manifesto na/pela arte: presença e interpretação na Performance. Especialista em Arquitetura e Urbanismo e História da Arte pela FAMEESP (Ribeirão Preto/SP). Graduado em Artes Cênicas, Licenciatura e Bacharelado com Habilitação em Direção Teatral pela Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP (Ouro Preto/MG). Professor efetivo, com regime de trabalho com 40 horas e Dedicação Exclusiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS, Campus Pouso Alegre.

Referências

Aarseth, E. (1997). Cybertext: Perspectives on ergodic literature. Johns Hopkins University Press.

Barlow, S. (2022). Immortality [Video game]. Half Mermaid.

Gatt, P. (2020). A concupiscência da carne: O pecado original de Adão e Eva na Summa Theologiae. In S. A. Feldman, R. Tomazelli, & C. Müller (Orgs.), Identidades e alteridades no contexto tardo antigo e medieval (pp. 143–160). Editora Milfontes.

Lemos, A. F. (2020). Literatura e videogame: Como pesquisar e analisar videogames dentro dos estudos literários. Pedregulho.

Souki, Z. (2006). Alegoria: A linguagem do silêncio. Mediação, 5, 45–58. https://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/251/248

Tavinor, G. (2009). The art of videogames. Wiley Blackwell.

Downloads

Publicado

2025-12-18

Como Citar

Lemos, A., & José Simões da Silva, E. (2025). Alegorias bíblicas em interpolações de"Immortality" (2022). Cinema & Território, 1(10), 109–118. https://doi.org/10.34640/ct10uma2025lemossilva

Edição

Secção

Artigos