A relação entre memória e lugar no cinema feminino
DOI:
https://doi.org/10.34640/ct9uma2024castroPalavras-chave:
arte, imagem, técnica, cinema, femininoResumo
A arte contemporânea que efetuamos, estabelece uma relação muito íntima entre memória e lugar, interligando-se na sua vertente cinematográfica, com o fazer-da-imagem. Esta relação que esteve sempre presente no nosso trabalho, e que coincide com a objectualidade das matérias e das formas que apreendemos através de diferenciadas técnicas, de onde se destaca a fotografia, que revela a possibilidade de a imagem descolar da obra, percorrendo o espaço do real de maneira errática e nomádica, e muito em particular o cinema enquanto arte do tempo e que trabalha o tempo, ao revelar novas possibilidades no fazer-da-imagem, e no devir artístico da imagem no nosso cinema. Interrogaremos este conceito de fazer-a-imagem, a partir dos filmes A Terra como Acontecimento I e A Terra como Acontecimento II. A crise dos géneros estéticos, a perda de especificidade dos meios, o poder transmórfico da arte ganham consistência através da imagem e dos seus modos de fazer, que se torna assim uma via de acesso para a compreensão das formas experimentais das artes contemporâneas. Esta investigação sobre a relação entre memória e lugar no cinema, permitirá apreender a estratégia artística que orienta o nosso trabalho na sua componente técnica e formal de cinematografia.
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