A Terra Como Acontecimento

Autores

  • Romy Castro Pintora, ensaísta, CECL/FCSH-UNL-Portugal

DOI:

https://doi.org/10.34640/universidademadeira2017castro

Palavras-chave:

terra, espaço, matéria, pintura, geofilosofia

Resumo

Depois de termos apreendido várias perspetivas extensionais de Terra/Espaço, e de termos capturado diferente matérias da Terra, que se aprofundaram e se disseminaram no nosso projeto artístico pessoal, designado “A Terra Como Acontecimento”, construído nas dimensões de pintura, instalação, fotografia e filme, parte-se agora para uma continuidade do discurso metodológico, aquela que aproxima a picturalidade de conotações ontológicas com o espaço e com a matéria, determinando assim, a criação de novas fronteiras-limite, isto é, determinando um encontro de desterritorialização entre geografia, topologia e filosofia. Conceitos espaciais particularmente significativos param a reflexão sobre as artes contemporâneas em geral e sobre a nossa arte em específico; como forma de articular os limites espaciais com que a arte se confronta, especialmente esta arte com matérias da Terra, e como forma de balizar concetualmente a distribuição das imagens do pensamento no espaço, para estabelecer o seu desenho e o inscrever posteriormente numa análoga articulação, a que apreende potencialmente a espacialidade dentro de outra reflexão, a geofilosófica, permitindo deste modo que a ideia de substância de mundo se torne no fio condutor para a inscrição destas noções no nosso ensaio.

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Publicado

2017-11-30

Como Citar

Castro, R. (2017). A Terra Como Acontecimento. Cinema &Amp; Território, (2), 50–63. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2017castro