Frances e Julie: o protagonismo feminino no cinema e as questões da mulher contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.34640/c.t8uma2023cavassaniPalabras clave:
mujer, femenino, cine, análisis de películas, Francis Ha, A Pior Pessoa do MundoResumen
A temática feminina tem se tornado recorrente no cinema, neste artigo, a partir da comparação de duas obras cinematográficas, Frances Ha (2012) e A Pior Pessoa do Mundo (2021), são propostas reflexões sobre uma fase transitória (e um pouco confusa) da vida da mulher contemporânea: quando não se é mais jovem, mas ainda não se alcançou a maturidade esperada – e por vezes – cobrada. Enquanto percurso metodológico, foi utilizada a proposta de Cândida Vilares Gancho (2006) para análise de narrativa e a de Francis Vanoye e Anne GoliotLété (2012) para análise fílmica. Como contribuições teóricas, partimos de quatro campos conceituais fundamentais para as análises: Walter Benjamin (1994), explicando narrativa; Mikhail Bakhtin, a partir de Julia Kristeva (2012), com o conceito de intertextualidade, Jacques Aumont (1995) sobre cinema e Simone de Beauvoir (2012) para as percepções do feminino. Após a análise comparativa, foi possível chegar a algumas conclusões que apontam para narrativas cinematográficas que retratam protagonistas questionadoras em relação às demandas sociais impostas às mulheres. Frances e Julie, apesar das dificuldades, buscam uma existência que lhes seja favorável, de acordo com suas visões de mundo e escolhas individuais que nem sempre condizem com o imperativo social.
Citas
Aumont, J. (1995). A estética do filme. Papirus.
Baumbach, N. (Diretor). (2012). Frances Ha [Filme]. RT Features.
Beauvoir, S. (2009). O segundo sexo. Nova Fronteira.
Benjamin, W. (1994). O narrador, considerações sobre a obra de Nicolai Leskov. In Benjamin, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, v. I. 197-221.
Gancho, C. V. (2006). Como analisar narrativas. Ática.
Kristeva, J. (2012) [1967]. A palavra, o diálogo e o romance. In Introdução à semánalise. (3ª Ed.). Perspectiva.
Silva, M. C. C. & Santos, T. (2015). Peregrinação, experiência e sentidos: Uma leitura de narrativas sobre o Caminho de Santiago de Compostela (p.01-15). E-Compós.
Trier, J. (Diretor). (2021). A Pior Pessoa do Mundo [Filme]. Film i Väst.
Vanoye, F. & Goliot-Lété, A. (2012). Ensaio sobre Análise Fílmica. Papirus.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Maria Fernanda Cavassani

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Para más información, siga el enlace: CC Atribuição-NãoComercial 4.0