O feminino em "Chega de Saudade" de Laís Bodanzky

Autores

  • Maria Fernanda Cavassani Universidade Presbiteriana Mackenzie/Brasil
  • Miriam Cristina Carlos Silva Universidade de Sorocaba – UNISO/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34640/universidademadeira2021cavassanisilva

Palavras-chave:

feminino, narrativa cinematográfica, narrativa poética, Laís Bodanzky, Chega de Saudade

Resumo

Esse artigo compõe uma pesquisa maior, que resultou em uma dissertação de mestrado, na qual se buscou compreender as representações do feminino contemporâneo nas obras da cineasta brasileira Laís Bodanzky. Para tanto, as observações foram feitas a partir das metodologias de Análise de Narrativa, propostas por Cândida Vilares Gancho (2006), e da Análise Fílmica, proposta por Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété (2012). No presente trabalho, o recorte se faz a partir da análise do filme Chega de Saudade (2007), com resultados que apontam para uma narrativa que debate, de maneira poética, o envelhecer da mulher. Trata-se, por fim, de uma obra contemporânea, com enredo psicológico, que propõe a quebra de paradigmas sociais patriarcais e machistas, sinalizando para a representação de um feminino possível, sob a ótica de uma cineasta mulher.

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

Cavassani, M. F., & Carlos Silva, M. C. (2021). O feminino em &quot;Chega de Saudade&quot; de Laís Bodanzky. Cinema &Amp; Território, (6), 26–39. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2021cavassanisilva

Edição

Secção

Artigos