O som no filme "Cinema Paradiso" (1988)

Autores

  • Cristiane Pimentel Neder Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Pesquisadora Produtividade da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG-PQ).
  • Teresa Norton Dias Universidade da Madeira (UMa) | CEMRI-UAb

DOI:

https://doi.org/10.34640/universidademadeira2022nederdias

Palavras-chave:

cinema, análise sonora, Cinema Paradiso, ambiente sonoro

Resumo

O artigo pretende fazer uma reflexão sobre o som na obra cinematográfica Cinema Paradiso (1988), que conta com uma obra-prima de trilha sonora assinada por Ennio Morricone. Para fazer esta análise foi usado como guia de orientação o texto O Som na Ficção Cinematográfica: Análise de pressupostos na criação de componentes sonoras para obras Cinematográficas/Videográficas de Ficção, da autoria do Professor Álvaro Barbosa (2000), da Universidade do Porto, comentando-se desde a trilha sonora aos sons classificados como diálogos, efeitos sonoros e música. Segundo este autor, estes elementos sonoros podem ser diegéticos, não diegéticos e meta diegéticos e ainda fatores como a amplitude, a tonalidade, o timbre e a especialização, que mudam o significado da interpretação do som. A investigação deste artigo é importante para futuros investigadores de obras cinematográficas compreenderem como o som afeta a perceção da obra e como possui uma metalinguagem. Uma das preocupações é mostrar que, em Cinema Paradiso, o som serve para construir atmosferas de ambientação e intensificar as emoções das personagens. Este artigo visa contribuir para que o investigador tenha uma leitura
expandida do roteiro do filme.

Referências

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Publicado

2022-12-12

Como Citar

Pimentel Neder, C., & Norton Dias, T. (2022). O som no filme "Cinema Paradiso" (1988) . Cinema &Amp; Território, (7), 100–120. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2022nederdias

Edição

Secção

Ensaios