Dinâmicas da linguagem corporal em "Pina Bausch. Lissabon Wuppertal Lisboa"

Autores

  • Teresa Norton Dias Doutoranda em Relações Interculturais, UAb, Lisboa CEMRI/UAb

DOI:

https://doi.org/10.34640/universidademadeira2019dias

Palavras-chave:

Pina Bausch, Fernando Lopes, documentário, Tanztheater, mediação corporal

Resumo

Fernando Lopes é o realizador de Pina Bausch. Lissabon Wuppertal Lisboa. Em 1997, quando Pina Bausch se encontrava em Lisboa para uma ‘residência artística’ de três semanas, Fernando Lopes acompanhou o processo de criação. Durante este período, o realizador português registou em vídeo, num trabalho documental que viria a designar por Pina Bausch. Lissabon Wuppertal Lisboa (1998), os contributos e as reações de um conjunto de artistas que integraria o elenco de Masurca Fogo (1998) - peça que Pina Bausch criou a partir daquela residência e que estreou em Lisboa, em maio de 1998, por ocasião do Festival dos 100 Dias da Expo'98. Trata-se de um trabalho desenvolvido a partir dos contributos dos bailarinos-atores e das bailarinas-atrizes, através de uma linguagem que utiliza o corpo como mediador, de que daremos a conhecer alguns exemplos.

Referências

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Filmografia

Ceitil, R. (Prod.) & Lopes, F. (Real.). (2006) [1998]. Pina Bausch. Lissabon Wuppertal Lisboa [DVD]. Portugal: Midas Filmes.

Mourão, C. (Prod.) & Rodrigues, C. (Real.). (1997). As Mulheres do Batuque [VHS]. Lisboa: Cinequanon.

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Publicado

2019-11-30

Como Citar

Norton Dias, T. (2019). Dinâmicas da linguagem corporal em "Pina Bausch. Lissabon Wuppertal Lisboa" . Cinema &Amp; Território, (4), 42–49. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2019dias

Edição

Secção

Artigos