Terras de ninguém: documentos e revelações do espaço em "Sacro GRA" (Gianfranco Rosi, 2013) e "Nomadland" (Chloé Zhao, 2020)

Autores

  • Gabriela Kvacek Betella Universidade Estadual Paulista (UNESP-Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.34640/universidademadeira2022betella

Palavras-chave:

Gianfranco Rosi, Sacro GRA, documentário, Chloé Zhao, Nomadland

Resumo

Nosso percurso elegeu filmes capazes de pontuar a discussão sobre a dificuldade material e a resiliência nas situações-limite impostas a cidadãos em espaços sensivelmente modificados por novas condições de trabalho e sobrevivência. Partimos das escolhas narrativas do cinema italiano, destacando filmes de Gianni Amelio e sua problematização das migrações para alcançar o sentido experimental no documentário de Gianfranco Rosi, hábil em revisar a periferia romana trazendo a vida excluída e sobrevivente para o primeiro plano. Chloé Zhao aproveita o livro de Jessica Bruder e realiza o filme que atualiza as dimensões antropológica e audiovisual por meio de indivíduos praticamente apagados da existência civil. Como Sacro GRA, Nomadland conta histórias de pessoas forçadas a ocupar territórios inabitáveis em seu próprio país. Ressaltando sequências originais por meio da análise imanente, investigamos como os conceitos de território e espaço são revirados pela própria composição dos filmes. As abordagens pedem novos modos de filmar e solicitam do espectador uma revisão urgente de conceitos políticos, econômicos e sociais, tanto quanto uma renovação do olhar para os filmes, para visualizar com profundidade os espaços ocupados pelos invisíveis, os limites e os modos de extravasar as condições de trabalho nas histórias contadas e na própria filmagem.

Referências

Amelio, G. (Diretor). (2013). L’intrepido [Filme]. Palomar/Rai Cinema.

Augé, M. (1994). Não lugares. Introdução a uma antropologia da supermodernidade. Papirus.

Basetti, N. & Matteucci, S. (2013). Sacro romano GRA. Quodliber.

Bordwell, D. (2006). The Way Hollywood Tells It: Story and Style in Modern Movies. University of California Press.

Bruder, J. (2017). Nomadland: Surviving America in the Twenty-first Century. Swift.

Caminati, L. (2006). The Return of History: Gianni Amelio’s “Lamerica”, Memory, and National Identity. Italica, 83(3/4), 596–608. http://www.jstor.org/stable/27669108

Gervaiseau, H. A., Freire, M. & Penney, P. P. (org.). (2018). Documentário: território expandido. Margem da Palavra.

Guzmán, P. (2017). Filmar o que não se vê: um modo de fazer documentários. Trad. José Feres Sabino. Sesc.

Rosi, G. Sacro GRA [Filme]. Doclab/La Femme Endormie /Rai Cinema.

Santos, M. (2006). A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. Ed. Edusp.

Zagarrio, V. (2016). Not Even in a Dream. Emigration and immigration in new Italian cinema. Journal of Italian Cinema & Media Studies. 4 (3), 421-438.

Zhoe, C. (Diretor). (2020). Nomadland [Filme]. Highwayman Hear/Say Productions Cor Cordium Productions.

Downloads

Publicado

2022-12-12

Como Citar

Kvacek Betella, G. (2022). Terras de ninguém: documentos e revelações do espaço em "Sacro GRA" (Gianfranco Rosi, 2013) e "Nomadland" (Chloé Zhao, 2020). Cinema &Amp; Território, (7), 37–49. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2022betella

Edição

Secção

Artigos