Masculinidades e a desolada paisagem urbana do cinema "noir"

Autores

  • Tatiana Brandão de Araujo Grupo de Pesquisa PhotoGraphein – Universidade Federal de Pelotas/CNPq

DOI:

https://doi.org/10.34640/universidademadeira2022araujo1

Palavras-chave:

filme noir, masculinidades, oeste

Resumo

Um dos personagens presentes no cinema estadunidense desde o início é o de homens que vagam pelas paisagens do país sem rumo e sem raiz. Por mais que a exploração das paisagens inóspitas do Oeste seja uma constante no gênero faroeste, o contexto urbano apresenta outras questões e desafios para esses personagens. Nos anos posteriores à Segunda Guerra Mundial muitas histórias focam nas dificuldades que envolvem a adaptação à vida civil dos que foram à guerra. Esse tema, abordado de diversas maneiras, está presente no cinema noir do período, mas não limitado a ele. Mesmo sem afirmar que o personagem é veterano, os filmes de forma geral possuem protagonistas desenraizados, desesperados e/ou a procura de algo. Partindo do filme de Edgar Ulmer, Detour (1945), o texto debate esses personagens e os desafios que enfrentam em espaços, que diferente do Oeste, não se constituem como um mundo de possibilidades, muito menos representam liberdade. No noir, esse homem sente-se aprisionado mesmo quando vislumbra o Oeste. Apoiada nas discussões de autores como Frank Krutnik (1991), Mike Chopra-Gant (2006) e Michael Kimmel (2005), problematizo a atualidade do tema ainda presente nas representações culturais.

Referências

Anderson, B. (2008). Comunidades Imaginadas. Reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. Companhia das Letras.

Abbott, M. E. (2002). The Street Was Mine: White Masculinity and Urban Space in Hardboiled Fiction and Film Noir. Palgrave Macmillan.

Barbosa, J. L. (1998). Paisagens Americanas. Revista Espaço e Cultura. (5, jan-jun), s/p. https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/espacoecultura/article/view/6315

Baudrillard, J. (2010) America. Verso.

Bruder, J. (2021). Nomadland. Editora Rocco.

Cantor, P. A. (2006). Film Noir and the Frankfurt School: America as Wasteland in Edgar Ulmers Detour. Conard, Mark T. (Ed.). Philosophy of Film Noir. (pp.139-162) The University Press of Kentucky.

Chopra-Gant, M. (2006). Hollywood Genres and Post-war America: Masculinity, Family and Nation in Popular Movies and Film Noir. I.B. Tauris Publishers.

Dassin, J. (Diretor). (1948). The Naked City [Filme]. Mark Hellinger Productions; Universal International Pictures.

De Toth, A. (Diretor). (1948). Pitfall [Filme]. Regal Films.

Dixon, W.W. (2009). Film Noir and the Cinema of Paranoia. Edinburgh University Press.

Duncan, P. (2003). Noir Fiction: Dark Highways. UK: Pocket Essentials, 2003.

Erickson, G. (2004). Fate Seeks the Loser: Edgar G. Ulmer’s Detour (1945). Silver, Alain; Ursini, James (Ed.). Film Noir Reader 4: The Crucial Films and Themes (pp.25-32). Limelight Editions.

Garnett, T. (Diretor). (1946). The Postman Always Rings Twice [Filme]. MGM.

Goulding, E. (Diretor). (1947). Nightmare Alley [Filme]. Twentieth Century Fox.

Grandin, G. (2019). The End of the Myth: From the Frontier to the Border Wall in the Mind of America. Henry Holt and Company.

Granik, D. (Diretora). (2018) Leave no Trace [Filme]. BRON Studios; Topic Studios; Harrison Procutions; Reisman Productions; Still Rolling Productions.

Hobsbawn, E. (2013). O caubói americano: um mito international? Hobsbawn, Eric (Ed.). Tempos Fraturados: Cultura e Sociedade no século XX (pp.310-330). Companhia das Letras.

Hopper, D. (Diretor). (1969) Easy Rider [Filme]. Pando Company Inc.; Raybert Productions.

Huston, J. (Diretor). (1941) The Maltese Falcon [Filme]. Warner Bros.

Junqueira, M. A. (2018) Estados Unidos: Estado Nacional e Narrativas da Nação (1776-1900). Editora da Universidade de São Paulo.

Kazan, E. (Diretor). (1947) Boomerang! [Filme]. Twentieth Century Fox.

Kerr, P. (2006). Out of What Past? Notes on the B film noir. Silver, Alain; Ursini, James (Ed.). Film Noir Reader (pp.107-128). Limelight Editions.

Kimmel, M. (2005). The Cult of Masculinity: American Social Character and the Legacy of the Cowboy. Kimmel, Michael (Ed.). The History of Men: Essays on the History of American and British Masculinities (pp.91-104). State University of New York Press.

Kotcheff, T. (Diretor). (1982.) First Blood [Filme]. Anabasis N.N.; Cinema 84; Elcajo Productions.

Krutnik, Frank. (1991) In a Lonely Street: Film noir, genre, masculinity. Routledge.

Lang, F. (Diretor). (1937). You Only Live Once [Filme]. Walter Wanger Productions.

Lewis, J. (Diretor). (1950). Gun Crazy [Filme]. King Brothers Productions.

Lupino, I. (Diretora). (1953). The Hitchhiker [Filme]. The Filmakers.

Mann, A. (Diretor). (1952). Bend of the River [Filme]. Universal International Pictures

Mann, A. (Diretor). (1954). The Far Country [Filme]. Universal International Pictures.

Milestone, L. (Diretor). (1946). The Strange Love of Martha Ivers [Filme]. Hal Wallis Production.

Montgomery, R. (Diretor). (1947). Ride the Pink Horse [Filme]. Universal International Pictures.

Muller, E. (1998). Dark City: The Lost World of Film Noir. Titan Books.

Naremore, J. (1998). More Than Night: Film Noir in its contexts. University of California Press.

Oliver, K. & Trigo, B. (2003). Noir Anxiety. University of Minnesota Press.

Polonsky, A. (Diretor). (1948). Force of Evil [Filme]. Enterprise Productions; Roberts Pictures Inc.

Porfirio, R. (2006). No Way Out: Existential Motifs in Film Noir. Silver, A. & Uusini, J. (Ed.). Film Noir Reader. Limelight Editions.

Porter, J. C. (1975). The End of the Trail: The American West of Dashiell Hammett and Raymond Chandler. The Western Historical Quaterly, 6 (4), 411– 424.

Ramsay, L. (Diretora). (2019). You Were Never Really Here [Filme]. Why Not Prodictions; Film4; Bristish Film Institute (BFI).

Ray, N. (Diretor). (1948). They Live by Night [Filme]. RKO.

Samuel, L. R. (2012). The American Dream: A Cultural History. Syracuse University.

Press. Sarafian, R. (Diretor). (1971) Vanishing Point [Filme]. Cupid Productions.

Schatz, T. (1999). Boom and Bust: American Cinema in the 1940s. University of California Press.

Scorsese, M. (Diretor). (1976). Taxi Driver [Filme]. Columbia Pictures; Italo/Judeo Productions; Bill/Phillips.

Scott, R. (Diretor). (1991). Thelma and Louise [Filme]. Pathé Entertainment; Percy Main; Star Partners III Ltd.

Shohat, Ella; Stam, Robert. (2006). Crítica da Imagem Eurocêntrica. Cosac Naify.

Siodmak. R. (Diretor). (1946). The Killers [Filme]. Mark Hellinger Productions.

Slotkin, Richard. (1992). Gunfighter Nation: The Myth of the Frontier in TwentiethCentury America. University of Oklahoma Press.

Spielberg, S. (Diretor). (1971) Duel [Filme]. Universal.

Studlar, Gaylyn. (2013). The Corpse on Reprieved: Film Noir’s Cautionary Tale of “Tough Guy” Masculinity. Spicer, Andrew; Hanson, Helen (Ed.). A Companion to Film Noir (pp.369-386). Wiley Blackwell.

Tourneur, J. (Diretor). (1947). Out of the Past [Filme]. RKO.

Ulmer, E. G. (1945). Detour [Filme]. PRC.

Ulmer, E. G. (Diretor). (1934). The Black Cat [Filme]. Universal Pictures.

Wyller, W. (Diretor). (1946). The Best Years of Our Lives [Filme]. The Samuel Goldwin Company.

Zao, C. (Diretor). (2020). Nomadland [Filme]. Cor Cordium Productions; Hear/Say Productions; Highwayman Films.

Downloads

Publicado

2022-12-12

Como Citar

Brandão de Araujo, T. (2022). Masculinidades e a desolada paisagem urbana do cinema "noir". Cinema &Amp; Território, (7), 72–87. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2022araujo1

Edição

Secção

Artigos