"Nation Under Siege" (2013), de Pascal Amanfo, como um discurso ideológico na gestão da insurgência do Boko Haram na Nigéria

Autores

  • Adewale Christopher Oyewo Theatre Arts Department Osun State University, Osogbo
  • Azeez Akinwumi Sesan The Department of Theatre Arts, Osun State University, Osogbo

DOI:

https://doi.org/10.34640/ct10uma2025sesanoyewo

Palavras-chave:

Nollywood e o flagelo do Boko Haram, os desafios de segurança da Nigéria, Nation Under Siege

Resumo

A persistência da violência no espaço sociopolítico da Nigéria exigiu intervenções críticas do governo e de outras partes interessadas, com o objetivo de encontrar soluções nas frentes ideológica e combativa. Os cineastas de Nollywood têm intervindo consistentemente nos discursos nacionais com o objetivo de promover a paz e a coesão nacional através dos assuntos e temas dos seus filmes. Nation Under Siege (2013), de Pascal Amanfo, é um dos filmes de Nollywood que interveio no discurso ideológico com o objetivo de promover a paz sustentável na Nigéria. Com base nos princípios da psicanálise, o artigo critica o foco do filme nos insurgentes do Boko Haram. Com uma análise de conteúdo, o artigo concluiu que o filme destaca as estratégias operacionais dos insurgentes e a ineficácia do governo na luta contra eles. No entanto, o filme defende a visão de que a guerra ideológica também deve ser travada na luta contra os insurgentes, conforme sublinhado na caracterização e no papel de Lina, uma prostituta no filme. Com a atualidade e a relevância do filme para o discurso ideológico, Nollywood amadureceu, considerando a qualidade da sua história e a ousadia de assumir riscos face à censura estatal.

Referências

Adebayo, O. (2017). Language that divides: Pragmatics of selected speeches of Abubaka Shekau. Ife Studies in English Language (ISEL), 13(1), 131-151.

Adeoti, G. (2015). Literature and the art of shaving a man’s head in his absence (Inaugural Lecture Series No. 275). Obafemi Awolowo University.

Akoh, A. D. (2023). The subaltern can write: Theory, criticism and power in African dramatic literature. Committee on Inaugural and Public Lectures, Alex Ekwueme Federal University.

Amanfo, P. (Director). (2013). Nation Under Siege [Film].

Ariyo, A. (2012). Development finance of underdevelopment. In University of Ibadan inaugural lectures, volume III (2003–2006) (pp. 563–581). Ibadan University Press.

Bercovitch, S. (1986). The problem of ideology in American literary history. Critical Inquiry, 12(4), 631–653.

Coker, O. (2021). Dramatising postcolonial angst in Yerima’s The Asylum. In G. Adeoti (Ed.), One muse, many masks: Reflections on Ahmed Yerima’s recent drama (pp. 155-166). Kraft Books.

Dasylva, A. (1999). Classificatory paradigms in African oral narrative. Ibadan Cultural Studies Group.

Derrida, J. (1978). Writing and difference (A. Bass, Trans.). Chicago University Press.

Dobbie, A. (2009). Theory into practice: An introduction to literary criticism. Wadsworth Cengage Learning.

Eagleton, T. (1991). Ideology: An introduction. Verso.

Egwuemi, O. P., & Akoje, P. P. (2019). Nipping terrorism in the bud in the Nigerian space: The vision in Irobi’s Hangmen Also Die and Ezenwanebe’s Giddy Festival. Nigerian Theatre Journal, 19(1), 1-15.

Foucault, M. (1980). Power/knowledge: Selected interviews and other writings 1972–1977 (C. Gordon, Ed.; C. Gordon, L. Marshall, J. Mepham, & K. Soper, Trans.). Harvester.

Osofisan, F. (2001). Insidious treasons: Drama in a postcolonial state (Essays). Opon Ifa Publishers.

Ovbiagele, D. (Director). (2020). The milk maid [Film].

Prah, K. K. (2009, May 7). African languages, African development and African unity. Public lecture presented at the Centre for Black and African Arts and Civilization (CBAAC), Abuja.

Ryan, M. (2019). Marxism and destruction: A critical articulation. Johns Hopkins University Press.

Sartre, J.-P. (1976). Critique of dialectical reason. Verso.

Sesan, A. A. (2009). Artist, society and human capital development: The Nigerian example. In N. Christopher (Ed.), Voices from Africa on literacy for the attainment of development (pp. 171–185). IRA and IDAC.

Sesan, A. A. (2016). In search of an ideal republic: Can literature and film do it? Ibadan Journal of Humanistic Studies, 26(1), 161–174.

Sesan, A. A., & Adenigba, S. A. (2016). The quest for religious harmony in Shehu Sanni’s When Clerics Kill with lessons from the life of Prophet Mohammed. Ikogho: A Multi-Disciplinary Journal, 14, 1023–1034.

Soyinka, W. (1963). A dance of the forests. Oxford University Press.

Downloads

Publicado

2025-12-18

Como Citar

Oyewo, A. C., & Sesan, A. A. . (2025). "Nation Under Siege" (2013), de Pascal Amanfo, como um discurso ideológico na gestão da insurgência do Boko Haram na Nigéria. Cinema & Território, 1(10), 48–64. https://doi.org/10.34640/ct10uma2025sesanoyewo

Edição

Secção

Artigos