O Impeachment e os filmes: a derrubada de Dilma Rousseff em três narrativas femininas

Autores

  • Daniel Leão Universidade Federal de Santa Catarina/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34640/universidademadeira2021dleao

Palavras-chave:

cinema documentário, diretoras mulheres, Impeachment, Dilma Rousseff, Brasil

Resumo

Este artigo discute as articulações narrativas e as estratégias de registro de três documentários realizados por diretoras brasileiras em seus filmes sobre o impeachment de Dilma Rousseff: Filme Manifesto: O Golpe de Estado de Paula Fabiana (2016), O processo de Maria Augusta Ramos (2018) e Alvorada de Anna Myulaert e Lô Politi (2020). Analisaremos como esses filmes retratam o processo de impeachment da única presidenta brasileira apropriam-se de imagens do mundo histórico em três espaços distintos – as ruas, o parlamento e a residência presidencial – ancoradas na experiência e na observação para construir asserções solidárias à Dilma e analíticas a respeito deste fato traumático da história contemporânea do Brasil.

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

Leão, D. (2021). O Impeachment e os filmes: a derrubada de Dilma Rousseff em três narrativas femininas . Cinema &Amp; Território, (6), 40–54. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2021dleao

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