Som para Cinema no Feminino: A Carência de Reconhecimento Profissional

Autores

  • Inês Rebanda Coelho Universidade Lusíada de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.34640/ct9uma2024rebandacoelho

Palavras-chave:

design de som, prémios, mulheres, reconhecimento, Cinema

Resumo

O departamento de som continua a ser um dos mais subestimados e desvalorizados na indústria do cinema. Pela sua importância e pela dimensão que traz a cada obra cinematográfica, optou-se pela concretização de um estudo sobre o reconhecimento dos profissionais da área. Nesta investigação foram analisados filmes vencedores durante um intervalo temporal de 20 anos (2002-2022) de categorias ligadas à melhor sonoplastia, tanto em festivais de cinema significativos (ex.: Festival de Cannes) como em cerimónias de entrega de prémios igualmente conceituadas (Academy of Motion Picture Arts and Sciences (Óscares), European Film Awards). Ao concluirmos o levantamento de dados, apercebemo-nos de um particularmente significativo: durante 20 anos, em doze festivais e duas cerimónias de entrega de prémios de cinema, apenas houve 116 premiados em áreas do som e só 7 desses premiados são mulheres. Por esse motivo, decidimos fazer um estudo complementar da presença das mulheres na criação de som para cinema, de modo a conseguirmos perceber melhor o motivo desta enorme disparidade na sua valorização e reconhecimento. Temos, assim, como objetivo, disponibilizar os dados recolhidos nesta investigação e alertar para a desigualdade de reconhecimento existente entre profissionais de som para cinema. [...]

Referências

Bell, M. (2017). Learning to listen: histories of women’s soundwork in the British film industry. In Screen, 58(4), 437–457. https://doi.org/10.1093/screen/hjx037.

Bottomore, S. (1990). An International Survey of Sound Effects in Early Cinema in Film History (org.). In Special Domitor Issue: Global Experiments in Early Synchronous Sounds. Indiana University Press, 4(11), 485-498.

Caetano, M. (2020, agosto 11). São invisíveis, mas sem eles não haveria espetáculos: os técnicos querem mais apoios. In Diário de Notícias. https://www.dn.pt/edicao-do-dia/11-ago-2020/sao-invisiveis-mas-sem-eles-nao-haveria-espetaculos-os-tecnicos-querem-mais-apoios-12511654.html

Cox, G. & Corner, J. (2018). Soundings: Documentary film and the Listening Experience. University of Huddersfield Press.

Dolby (2018). Surround Sound Past, Present, and Future. Dolby Laboratories Inc.

Elmosnino, S. (2018). Audio Production Principles: Practical Studio Applications. Oxford University Press.

Esquerda (2016, dezembro, 8). RTP: Greve dos trabalhadores do áudio põe "Praça da Alegria" fora do ar. Esquerda. https://www.esquerda.net/en/artigo/rtp-greve-dos-trabalhadores-do-audio-poe-praca-da-alegria-fora-do-ar/45885

Hanson, D. (1997). History of Sound in the Cinema. In 1997 BKSTS Bernard Happé Memorial Lecturewas sponsored by Dolby Laboratories inc. (pp. 08-13). https://thesounddesignprocess.files.wordpress.com/2012/04/dion-sound1.pdf

ICA. (2022). Regulamento Geral Relativo aos Programas de Apoios Financeiros. In Instituto do Cinema e do Audiovisual. https://www.icaip.pt/fotos/concursos/info/regulamento_geral_2022_3_marco_139596220b910a8044.pdf

Lacey, K. & Hilmes, M. (2015). Editors’ Introduction: Women and Soundwork. In Feminist Media Histories, 1(4), 1-4.

Gauvron, I. & Farina, M. (2020). Evaluación del alineamiento en tiempo absoluto a partir del parámetro acústico claridade. In Parra, C. & Andrés, C. (Eds.), Avances del audio en Latinoamérica (pp.20-25). Instituto de Educación Superior Tecnológico Privado Orson Welles y Audio Engineering Society Sección Perú. https://sedici.unlp.edu.ar/bitstream/handle/10915/120343/Documento_completo.2.pdf-PDFA.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Grossman, M. (2016). Women in Audio: Contributions and Challenges in Music Technology and Production. In 141st Audio Engineering Society Convention. https://www.researchgate.net/publication/312116630_Women_in_Audio_Contributions_and_Challenges_in_Music_Technology_and_Production

Hanson, D. (1998). History of Sound in the Cinema. In 1997 BKSTS Bernard Happé Memorial Lecture sponsored by Dolby Laboratories inc. (pp. 08-13).

Horn, G. (2007). Movie Soundtracks and Sound Effects. Gareth Stevens Publishing.

Kerins, M. B. (2011). Dolby (Stereo): Cinema in the Digital Sound Age. Indiana University Press.

Kizer, R. J. (2017). Automatic for the People, Los Angeles. In CINEMONTAGE- Journal of the Motion Pictures Editors Guild. https://cinemontage.org/automatic-for-the-people

Kosfeld, M. & Neckermann, S. (2011). Getting More Work for Nothing? Symbolic Awards and Worker Performance. In American Economic Journal: Microeconomics, 3(1), 86-99. https://www.aeaweb.org/articles?id=10.1257/mic.3.3.86

Lauzen, M. (2019). Behind-the-Scenes Employment of Women on the Top 100, 250, and 500 Films of 2018. In The Celluloid Ceiling. https://womenintvfilm.sdsu.edu/wp-content/uploads/2019/01/2018_Celluloid_Ceiling_Report.pdf

Leatham, T. (2024). The police riot technique Gaspar Noé used in ‘Irreversible’. In Far Out Magazine. https://faroutmagazine.co.uk/police-riot-technique-gaspar-noe-irreversible/

Lopez, M. (2021). Enhancing Audio Description: Inclusive Cinematic Experiences Through Sound Design. In Journal of Audiovisual Translation, 4(1), 157–182. https://doi.org/10.47476/jat.v4i1.2021.154

Mar, D. (2021). Acordo entre técnicos e estúdios trava greve de peso em Hollywood, Jornal de Negócios.

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/mundo/americas/detalhe/acordo-entre-tecnicos-e-estudios-trava-greve-de-peso-em-hollywood

Melchior, V. (2019). High Resolution Audio: A History and Perspective. In J. Audio Eng. Soc., 67(5), 246–257.

Milicevic, M. (2016). Oneiric Film Sound and Human Brain. In European Scientific Journal, special edition (pp. 297-307). ISSN: 1857 – 7881.

Narrow the Gap. (2023). Women in arts, design, entertainment, sports, and media occupations who worked full-time made 92 cents to the dollar men earned in 2023. Narrow the gap. https://narrowthegap.co/gap/broadcast-sound-and-lighting-technicians

O.C. Tanner (2024, 12 de fevereiro). The Superpower of Symbolism at Work. https://www.octanner.com/insights/articles/2023/1/11/symbols-at-work.html

Pereira, M. (2018). Técnicos do CCB fazem greve às horas extraordinárias. Diário de Notícias. https://www.dn.pt/cultura/tecnicos-do-ccb-fazem-greve-as-horas-extraordinarias-10113464.html

Russel, C. (2024). The controversial Cannes premiere that saw 250 people storm out. Far Out Magazine. https://faroutmagazine.co.uk/the-controversial-cannes-premiere-that-saw-250-people-storm-out/

Sainato, M. (2021). Union seeks Hollywood ending for film industry’s tale of exploitation. The Guadian. https://www.theguardian.com/us-news/2021/sep/07/hollywood-film-industry-union-wages-conditions

Wright, J. (2009). Making the Cut: Female Editors and Representation in the Film and Media Industry. In Open Access Publications from the University of California. https://escholarship.org/uc/item/0pz3k79s

Downloads

Publicado

2024-11-18

Como Citar

Rebanda Coelho, I. (2024). Som para Cinema no Feminino: A Carência de Reconhecimento Profissional. Cinema &Amp; Território, 1(9), 76–92. https://doi.org/10.34640/ct9uma2024rebandacoelho

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)