Som para Cinema no Feminino: A Carência de Reconhecimento Profissional
DOI:
https://doi.org/10.34640/ct9uma2024rebandacoelhoPalavras-chave:
design de som, prémios, mulheres, reconhecimento, CinemaResumo
O departamento de som continua a ser um dos mais subestimados e desvalorizados na indústria do cinema. Pela sua importância e pela dimensão que traz a cada obra cinematográfica, optou-se pela concretização de um estudo sobre o reconhecimento dos profissionais da área. Nesta investigação foram analisados filmes vencedores durante um intervalo temporal de 20 anos (2002-2022) de categorias ligadas à melhor sonoplastia, tanto em festivais de cinema significativos (ex.: Festival de Cannes) como em cerimónias de entrega de prémios igualmente conceituadas (Academy of Motion Picture Arts and Sciences (Óscares), European Film Awards). Ao concluirmos o levantamento de dados, apercebemo-nos de um particularmente significativo: durante 20 anos, em doze festivais e duas cerimónias de entrega de prémios de cinema, apenas houve 116 premiados em áreas do som e só 7 desses premiados são mulheres. Por esse motivo, decidimos fazer um estudo complementar da presença das mulheres na criação de som para cinema, de modo a conseguirmos perceber melhor o motivo desta enorme disparidade na sua valorização e reconhecimento. Temos, assim, como objetivo, disponibilizar os dados recolhidos nesta investigação e alertar para a desigualdade de reconhecimento existente entre profissionais de som para cinema. [...]
Referências
Bell, M. (2017). Learning to listen: histories of women’s soundwork in the British film industry. In Screen, 58(4), 437–457. https://doi.org/10.1093/screen/hjx037.
Bottomore, S. (1990). An International Survey of Sound Effects in Early Cinema in Film History (org.). In Special Domitor Issue: Global Experiments in Early Synchronous Sounds. Indiana University Press, 4(11), 485-498.
Caetano, M. (2020, agosto 11). São invisíveis, mas sem eles não haveria espetáculos: os técnicos querem mais apoios. In Diário de Notícias. https://www.dn.pt/edicao-do-dia/11-ago-2020/sao-invisiveis-mas-sem-eles-nao-haveria-espetaculos-os-tecnicos-querem-mais-apoios-12511654.html
Cox, G. & Corner, J. (2018). Soundings: Documentary film and the Listening Experience. University of Huddersfield Press.
Dolby (2018). Surround Sound Past, Present, and Future. Dolby Laboratories Inc.
Elmosnino, S. (2018). Audio Production Principles: Practical Studio Applications. Oxford University Press.
Esquerda (2016, dezembro, 8). RTP: Greve dos trabalhadores do áudio põe "Praça da Alegria" fora do ar. Esquerda. https://www.esquerda.net/en/artigo/rtp-greve-dos-trabalhadores-do-audio-poe-praca-da-alegria-fora-do-ar/45885
Hanson, D. (1997). History of Sound in the Cinema. In 1997 BKSTS Bernard Happé Memorial Lecturewas sponsored by Dolby Laboratories inc. (pp. 08-13). https://thesounddesignprocess.files.wordpress.com/2012/04/dion-sound1.pdf
ICA. (2022). Regulamento Geral Relativo aos Programas de Apoios Financeiros. In Instituto do Cinema e do Audiovisual. https://www.icaip.pt/fotos/concursos/info/regulamento_geral_2022_3_marco_139596220b910a8044.pdf
Lacey, K. & Hilmes, M. (2015). Editors’ Introduction: Women and Soundwork. In Feminist Media Histories, 1(4), 1-4.
Gauvron, I. & Farina, M. (2020). Evaluación del alineamiento en tiempo absoluto a partir del parámetro acústico claridade. In Parra, C. & Andrés, C. (Eds.), Avances del audio en Latinoamérica (pp.20-25). Instituto de Educación Superior Tecnológico Privado Orson Welles y Audio Engineering Society Sección Perú. https://sedici.unlp.edu.ar/bitstream/handle/10915/120343/Documento_completo.2.pdf-PDFA.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Grossman, M. (2016). Women in Audio: Contributions and Challenges in Music Technology and Production. In 141st Audio Engineering Society Convention. https://www.researchgate.net/publication/312116630_Women_in_Audio_Contributions_and_Challenges_in_Music_Technology_and_Production
Hanson, D. (1998). History of Sound in the Cinema. In 1997 BKSTS Bernard Happé Memorial Lecture sponsored by Dolby Laboratories inc. (pp. 08-13).
Horn, G. (2007). Movie Soundtracks and Sound Effects. Gareth Stevens Publishing.
Kerins, M. B. (2011). Dolby (Stereo): Cinema in the Digital Sound Age. Indiana University Press.
Kizer, R. J. (2017). Automatic for the People, Los Angeles. In CINEMONTAGE- Journal of the Motion Pictures Editors Guild. https://cinemontage.org/automatic-for-the-people
Kosfeld, M. & Neckermann, S. (2011). Getting More Work for Nothing? Symbolic Awards and Worker Performance. In American Economic Journal: Microeconomics, 3(1), 86-99. https://www.aeaweb.org/articles?id=10.1257/mic.3.3.86
Lauzen, M. (2019). Behind-the-Scenes Employment of Women on the Top 100, 250, and 500 Films of 2018. In The Celluloid Ceiling. https://womenintvfilm.sdsu.edu/wp-content/uploads/2019/01/2018_Celluloid_Ceiling_Report.pdf
Leatham, T. (2024). The police riot technique Gaspar Noé used in ‘Irreversible’. In Far Out Magazine. https://faroutmagazine.co.uk/police-riot-technique-gaspar-noe-irreversible/
Lopez, M. (2021). Enhancing Audio Description: Inclusive Cinematic Experiences Through Sound Design. In Journal of Audiovisual Translation, 4(1), 157–182. https://doi.org/10.47476/jat.v4i1.2021.154
Mar, D. (2021). Acordo entre técnicos e estúdios trava greve de peso em Hollywood, Jornal de Negócios.
Melchior, V. (2019). High Resolution Audio: A History and Perspective. In J. Audio Eng. Soc., 67(5), 246–257.
Milicevic, M. (2016). Oneiric Film Sound and Human Brain. In European Scientific Journal, special edition (pp. 297-307). ISSN: 1857 – 7881.
Narrow the Gap. (2023). Women in arts, design, entertainment, sports, and media occupations who worked full-time made 92 cents to the dollar men earned in 2023. Narrow the gap. https://narrowthegap.co/gap/broadcast-sound-and-lighting-technicians
O.C. Tanner (2024, 12 de fevereiro). The Superpower of Symbolism at Work. https://www.octanner.com/insights/articles/2023/1/11/symbols-at-work.html
Pereira, M. (2018). Técnicos do CCB fazem greve às horas extraordinárias. Diário de Notícias. https://www.dn.pt/cultura/tecnicos-do-ccb-fazem-greve-as-horas-extraordinarias-10113464.html
Russel, C. (2024). The controversial Cannes premiere that saw 250 people storm out. Far Out Magazine. https://faroutmagazine.co.uk/the-controversial-cannes-premiere-that-saw-250-people-storm-out/
Sainato, M. (2021). Union seeks Hollywood ending for film industry’s tale of exploitation. The Guadian. https://www.theguardian.com/us-news/2021/sep/07/hollywood-film-industry-union-wages-conditions
Wright, J. (2009). Making the Cut: Female Editors and Representation in the Film and Media Industry. In Open Access Publications from the University of California. https://escholarship.org/uc/item/0pz3k79s
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Inês Rebanda Coelho
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Para mais informações siga o link: CC Atribuição-NãoComercial 4.0