E a memória vos libertará: o lugar da memória visto no documentário "Democracia em Vertigem"

Autores

  • Leonardo Simões
  • Regina Lara Silveira Mello

DOI:

https://doi.org/10.34640/c.t8uma2023simoesmello

Palavras-chave:

Petra Costa, Democracia em Vertigem, Pierre Nora, documentário brasileiro

Resumo

Democracia em Vertigem (2019), dirigido por Petra Costa, é um documentário em primeira pessoa que traçou a relação dela com o Brasil, com a memória de sua família e a conexão desses pontos com o impeachment da presidente Dilma Rousseff, em 2016, e a ascensão de Jair Bolsonaro. Para amparar o papel da autobiografia, a diretora explorou algumas noções de lugar e memória trabalhados por Pierre Nora, além de ideias sobre o esquecimento desenvolvidas por Marc Augé e Paul Ricoeur. Esses temas orbitam em torno de conceitos cinematográficos de Bill Nichols e André Bazin. O artigo, portanto, vai observar como Petra trabalhou tais pontos para elucidar o passado, o presente e o futuro do Brasil.

Referências

Augé, M. (2001). As Formas do Esquecimento. Imam Edições.

Bazin, A. (2014). O que é o cinema? Cosac Naify.

Bíblia, N. T. Romanos. In Bíblia Sagrada (2023) (3ª ed). São Paulo - SP: Editora NVI.

Bringel, B. (2012). Com, contra e para além de Charles Tilly: mudanças teóricas no estudo das ações coletivas e dos movimentos sociais. Sociologia & Antropologia, 02(3), 43-67. https://doi.org/10.1590/2238-38752012v233

Comolli, J.L. (2008). Ver e poder. A inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Ed. UFMG.

Decca, E.S. (1982). O silêncio dos vencidos. Brasiliense.

Dubois, P. (2004). Cinema, vídeo, Godard. Cosac Naify.

Duby, G. (1976). História social e ideologia das sociedades. In Le Goff, J.& Nora, P. História: novos problemas. Francisco Alves.

Francastel, P. A realidade figurativa. São Paulo: Perspectiva/EDUSP, 1993.

Gonçalves, J. (2013). Pierre Nora e o tempo presente: entre a memória e o patrimônio cultural. Historiæ - História, memória e património., 3(3), 27-46. https://periodicos.furg.br/hist/article/view/3260 2013.

Gonçalves, J. (2015). Lugares de memória, memórias concorrentes e leis memoriais. Revista Memória em Rede, UFPEL, 7(13), 15-28. https://doi.org/10.15210/rmr.v7i13.6265.

Governo do Estado de São Paulo (2023). Memorial da Resistência de São Paulo. https://memorialdaresistenciasp.org.br/pessoas/pedro-ventura-felipe-de-araujo-pomar/

IMS-Instituto Moreira Salles (2023). https://ims.com.br/filme/nanook-o-esquimo/

Jespers, J. J. (1998). Jornalismo televisivo. Minerva.

Le Goff, J. (1998). Documento/monumento. História e memória. Ed. Unicamp.

Machado, A. (2009). O filme ensaio. César Filho, Francisco e Sampaio, Rafael (Orgs). Chris Marker: bricoleur multimídia. CCBB.

Morais, I. (2013). É, não sou: “Canto de Ossanha” e a dialética em forma de canção. Revista Brasileira de Estudos da Canção, v.4. https://rbec.ect.ufrn.br/data/_uploaded/artigo/N4/RBEC_N4_A7.pdf

Mulvey, L. (2003). Prazer visual e cinema narrativo. Xavier, (org.). A experiência do cinema: antologia. 3. Graal; Embrafilmes, 439-440.

Mundo de Cinema. (2023). https://mundodecinema.com/nanook-of-the-north/

Nichols, B. (2007). Introdução ao documentário. Editora.

Nora, P. (Org.) (1983). Les lieux de mémoire. Gallimard.

Nora, P. (1997). Entre mémoire et histoire. Les lieux de mémoire (4ªed.) v.1, 25-43.

Gallimard.

Nora, P. & Aun Khoury, T. Y. (2012). Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, 10. https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101

Ohata, M. (2013). Eduardo Coutinho. Cosac & Naify.

Oliveira, E. R. de. (2010). Memória, história e patrimônio - perspectivas contemporâneas da pesquisa histórica. Fronteiras, Revista de história 12(22), 131–151, https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/1184

Ortellado, P. (2016). Prefácio. In Campos, A.M., Medeiros, J & Ribeiro, M.M., Escolas de Luta. Coleção Baderna (12-16). Ed.Veneta.

Pinheiro Machado, R. (2019). Amanhã vai ser maior: o que aconteceu com o Brasil e as possíveis rotas de fuga para a crise atual. Editora Planeta.

Ramos, F. P. (2008). Mas afinal… o que é mesmo documentário? Editora Senac.

Renov, M. (2004). The subject of documentary. University of Minnesota Press.

Ricoeur, P. (2007). A memória, a história, o esquecimento. Unicamp.

Rosenstone, R. A. (2010). A história nos filmes. Os filmes na história. Paz e Terra.

Sabzian (2023). Moana. Robert J. Flaherty, 1926, 77’. https://www.sabzian.be/film/moana

Tarrow, S. (2009). O poder em movimento: Movimentos sociais e confronto político. Vozes.

Trevisan, A. R. (2016). Cinema, história e nação: Humberto Mauro e O Descobrimento do Brasil. Estudos de Sociologia, 21(40) 215-235. https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/7477.

Trevisan, A. R. (2022). Cinema, Educação e Democracia em John Grierson: uma análise sociológica do filme Drifters (1929). Revista de Sociologia e Antropologia, 12(3). https://doi.org/10.1590/2238-38752022v12311.

Teixeira, F. E. (2013). Cinemas “não narrativos”: Experimental e documentário – passagens. Alameda.

Tilly, C. (2012). Movimentos sociais como política. Revista Brasileira de Ciência Política, 3, 133-160.

Tomaim, C. dos S. (2016). O documentário como “mídia de memória”: afeto, símbolo e trauma como estabilizadores da recordação. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, 43(45), 96-114. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.111443

Vesentini, C.A. & Decca, E. S. (1976). A revolução do vencedor. Contraponto, n. 1, 60-71.

Winston, B. (2005). A maldição do “jornalismo” na era digital, in: O Cinema do Real, Mourão, M.D. & Labaki, A (orgs.), Cosac & Naif.

Xavier, I. (Org.) (1983). A experiência do cinema. Edições Graal/Embrafilme.

Downloads

Publicado

2023-12-04

Como Citar

Simões, L., & Mello, R. L. S. . (2023). E a memória vos libertará: o lugar da memória visto no documentário "Democracia em Vertigem". Cinema &Amp; Território, (8), 72–87. https://doi.org/10.34640/c.t8uma2023simoesmello