A memória, o lugar e a busca de um território inclusivo no documentário autobiográfico de uma PCD e artista audiovisual brasileira

Autores

  • Adriano Medeiros da Rocha
  • Cíntia Rita Soares de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.34640/c.t8uma2023rochafreitas

Palavras-chave:

deficiência, inclusão, afetividade, memória, lugar, documentário autobiográfico

Resumo

Neste artigo trata-se de um relato de experiência sobre a pesquisa e o trabalho efetivado pela realizadora audiovisual brasileira Cíntia Soares para a constituição do seu documentário Elos: traduzindo o intraduzível (2022). Na obra (auto)biográfica, ela promove interseções entre sua experiência subjetiva, enquanto pessoa com deficiência (PCD) e contextos sociais e históricos mais amplos, ligados diretamente a um passado de preconceitos e silenciamentos. Neste sentido, a jovem cineasta latino-americana busca explorar um distinto território por intermédio do fazer cinematográfico e da sensível possibilidade de expressão permitida por esta linguagem. A partir de uma perspectiva singular e da própria poética fílmica construída, esta protagonista reflete sobre conceitos como memória e lugar, permitindo-se romper limites e promover travessias em busca de almejados novos territórios e de diferenciadas possibilidades artísticas e expressivas ligadas ao afeto e à inclusão.

Biografia Autor

Cíntia Rita Soares de Freitas

Jornalista graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Ex monitora do Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) da UFOP. Foi roteirista e apresentadora do programa Falando Sobre da webrádio Plural, diretora e roteirista da Série Documental autobiográfica Elos: traduzindo o intraduzivel e apresentadora da Telejornal Laboratorial Pontes. Ministra palestras sobre a deficiência física no contexto educacional e social.

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Publicado

2023-12-04

Como Citar

Rocha, A. M. da, & Freitas, C. R. S. de. (2023). A memória, o lugar e a busca de um território inclusivo no documentário autobiográfico de uma PCD e artista audiovisual brasileira. Cinema &Amp; Território, (8), 12–29. https://doi.org/10.34640/c.t8uma2023rochafreitas