A poética (auto) documental de Patrício Gúzman

Autores

  • Elis Crokidakis Castro
  • Luiz Antonio Monteiro Campos

DOI:

https://doi.org/10.34640/c.t8uma2023castrocampos

Palavras-chave:

documentário, história, memória, autobiografia

Resumo

Ao mergulhar em 3 filmes de Patricio Guzmán, A Nostalgia da Luz (2010), O Botão de Nácar (2015) e A Cordilheira dos Sonhos (2019) refletiremos sobre sua forma de contar a história do Chile e principalmente sua própria história, fazendo com que seus filmes sejam mais que um álbum de família do Chile, mas um álbum pessoal do cineasta configurando sua criação como uma espécie de documentário autobiográfico. Nosso objetivo perpassa pelas análises das imagens trazidas pelo cineasta que serão por nós estudadas quanto a sua inovação singular que constrói a sua poética trazendo para sua narrativa elementos que sugerem que seus filmes além de históricos, também são autobiográficos.

 

Referências

Arfuch, L. (2010). O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. EdUERJ.

Bachelard, G. (1993). A poética do espaço. Martins Fontes.

Barbosa, A. (2012). São Paulo cidade Azul: Ensaios sobre as imagens da cidade no cinema paulista dos anos 1980. Alameda.

Comolli, J. (1997). A cidade Filmada. Cadernos de Antropologia e imagem - UERJ/Núcleo de Antropologia e Imagem. 3(4).

Foucault, M. (2004). Ditos e escritos. Forense Universitária.

Guzmán, P. (Diretor). (2010). Nostalgia da Luz. [Filme]. Blinker Filmproduktion. WDR. Cronomedia. Atacama Productions.

Guzmán, P. (Diretor). (2015). O Botão de Nácar. [Filme]. Atacama Productions. Mediapro. Valdivia Film. France 3 Cinéma. Kino Lorber.

Guzmán, P. (Diretor). (2019). A Cordilheira dos Sonhos. [Filme]. ARTE. Atacama Productions. Midas Filmes.

Hannah, A. (1994). Rahel Varnhagen, a vida de uma judia alemã na época do Romantismo. Relume Dumará.

Huberman, D. (2014). O que vemos, o que nos olha. Editora 34.

Klinger, D. (2012). Escritas de si, escritas do outro: o retorno do autor e a virada etnográfica. 7Letras.

Lessing, G. (2011). Laocoonte. Antígona.

Lejeune, P (2008). O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Editora UFMG.

Lins, C. (2004). O ensaio no documentário e a questão da narração consultado: https://www.academia.edu/4786641/O_ensaio_no_document%C3%A1rio_e_a_quest%C3%A3o_da_narra%C3%A7%C3%A3o

Marker, C. (Diretor). (1958). Lettre de Sibérie [Filme]. Argos Films. Procinex. New Yorker Films.

Núnez, P. (2012, janeiro 18). Patricio Guzmán: su nostalgia y su luz. Revista Dínamo. http://www.revistadinamo.com/?p=2033

Tarkovsky, A. (1998). Esculpir o tempo. WMF Martins Fontes.

Varda, A. (Diretora) (1963). Saudações, Cubanos! [Filme]. Société Nouvelle Pathé Cinéma. Ciné-tamaris.

Varda, A. (Diretora) (2008). As praias de Agnés. [Filme]. Arte France Cinéma. Ciné-tamaris. Roissy Films.

Velasco, T. (2012). Escritas de si contemporâneas: uma discussão conceitual. Abralic –XIV Congresso Internacional Fluxos e correntes: Trânsitos e traduções literárias. Anais eletrónicos. ISSN 2317-157X. https://abralic.org.br/anais/arquivos/2015_1456108793.pdf

Downloads

Publicado

2023-12-04

Como Citar

Castro, E. C. ., & Campos, L. A. M. . (2023). A poética (auto) documental de Patrício Gúzman. Cinema &Amp; Território, (8), 62–71. https://doi.org/10.34640/c.t8uma2023castrocampos