A poética (auto) documental de Patrício Gúzman

Autores

  • Elis Crokidakis Castro
  • Luiz Antonio Monteiro Campos

DOI:

https://doi.org/10.34640/c.t8uma2023castrocampos

Palavras-chave:

documentário, história, memória, autobiografia

Resumo

Ao mergulhar em 3 filmes de Patricio Guzmán, A Nostalgia da Luz (2010), O Botão de Nácar (2015) e A Cordilheira dos Sonhos (2019) refletiremos sobre sua forma de contar a história do Chile e principalmente sua própria história, fazendo com que seus filmes sejam mais que um álbum de família do Chile, mas um álbum pessoal do cineasta configurando sua criação como uma espécie de documentário autobiográfico. Nosso objetivo perpassa pelas análises das imagens trazidas pelo cineasta que serão por nós estudadas quanto a sua inovação singular que constrói a sua poética trazendo para sua narrativa elementos que sugerem que seus filmes além de históricos, também são autobiográficos.

 

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Publicado

2023-12-04

Como Citar

Castro, E. C. ., & Campos, L. A. M. . (2023). A poética (auto) documental de Patrício Gúzman. Cinema &Amp; Território, 1(8), 62–71. https://doi.org/10.34640/c.t8uma2023castrocampos