A casa e a evocação do cinema

Autores

  • Filipa Venâncio Artista Plástica/Pintora

DOI:

https://doi.org/10.34640/universidademadeira2022venancio

Palavras-chave:

espacialidade, cruzamento interartes, cinematografia, apropriação, descontextualização, revisitação

Resumo

Filipa Venâncio recorre frequentemente, no seu trabalho de pintura à representação de espaços arquitetónicos, alternando entre a casa observada do exterior e as suas vistas interiores. Estudando as suas composições sequenciais na pintura (séries) é possível constatar estratégias que se aproximam da linguagem do cinema. Este aspeto é enfatizado na construção da narrativa visual, que muitas vezes é proposta ou simplesmente insinuada, através da apresentação de conjuntos pictóricos em travellings ou em panorâmicas, como se de um story board se tratasse. A própria pintura, por vezes, é desenvolvida a partir de fotografias e filmes. Outras vezes sugere a invenção de cenários, também eles com semelhanças e afinidades conceptuais às de determinadas filmografias, como em Casa da Capela (2021) - projeto alvo de análise específico nesta reflexão. O interesse por este cruzamento de territórios, como lugar de eleição e mote para projetos futuros e em execução, é também enunciado aqui por antecipação, possibilitando assim uma antevisão em première.

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Publicado

2022-12-12

Como Citar

Venâncio, F. . (2022). A casa e a evocação do cinema. Cinema &Amp; Território, (7), 121–156. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2022venancio

Edição

Secção

Ensaios