A casa e a evocação do cinema
DOI:
https://doi.org/10.34640/universidademadeira2022venancioPalavras-chave:
espacialidade, cruzamento interartes, cinematografia, apropriação, descontextualização, revisitaçãoResumo
Filipa Venâncio recorre frequentemente, no seu trabalho de pintura à representação de espaços arquitetónicos, alternando entre a casa observada do exterior e as suas vistas interiores. Estudando as suas composições sequenciais na pintura (séries) é possível constatar estratégias que se aproximam da linguagem do cinema. Este aspeto é enfatizado na construção da narrativa visual, que muitas vezes é proposta ou simplesmente insinuada, através da apresentação de conjuntos pictóricos em travellings ou em panorâmicas, como se de um story board se tratasse. A própria pintura, por vezes, é desenvolvida a partir de fotografias e filmes. Outras vezes sugere a invenção de cenários, também eles com semelhanças e afinidades conceptuais às de determinadas filmografias, como em Casa da Capela (2021) - projeto alvo de análise específico nesta reflexão. O interesse por este cruzamento de territórios, como lugar de eleição e mote para projetos futuros e em execução, é também enunciado aqui por antecipação, possibilitando assim uma antevisão em première.
Referências
Bachelard, G. (1989). A poética do espaço. Livraria Martins Fontes Editora Ltda.
Berger, J. & Mohr, J. (1988). Otra manera de contar. Mestizo A. C. Edwards,B. (Diretor). (1961). Breakfast at Tiffany´s [Film]. Jurow-Shepherd Spinel Entertainment.
Encarnação, D. (2015). Folha de sala da exposição Estilo Maison de Filipa Venâncio. Ordem dos Arquitetos - Funchal.
Guadagnino, L. (Diretor). (2027). Cal me by your name [Film]. Frenesy Film Company, La Cinéfacture, Recursos de RT, MYRA Entertainment, Produções Water's End.
Haynes, T. (Diretor). (1995). Safe [Film]
Hitchcock, A. (Diretor). (1958). Vértigo [Film]. Alfred J. Hitchcock Productions.
Jorge, J. M.F. (2017). Longe do pintor da linha rubra. Patavina.
Jorge, J. M.F. (2021). Estelas. Bestiário.
Maier, U. (Diretor). (2008). Home [Film]. BoxProductions, Archipel, 35NeedProductions, France 3 Cinéma.
Rocha, L. (2007, julho 4). Filipa Venâncio traça digressão pictórica na Casa das Mudas. Diário de Notícias do Funchal.
Sabino, I. (2000). A pintura depois da pintura. Faculdade de Belas Artes / Universidade de Lisboa.
Sardo, D. (2011). A visão em apeneia – escritos sobre escritos. Athena – Babel.
Sardo, D. (2017). O Exercício Experimental da Liberdade: Dispositivos da arte no século XX. Orfeu Negro.
Shengelaya, G. (Diretor). (1969). Pirosmani [Film].
Valente, C. (2009). Catálogo da exposição Andar Modelo de Filipa Venâncio. Museu de Arte Contemporânea – Madeira.
Venâncio, F. (2019). Catálogo da exposição Playground de Filipa Venâncio. Galeria Marca de Água.
Vidor, C. (Diretor). (1946). Gilda [Film]. Columbia Pictures Industries, Inc.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Filipa Venâncio
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Para mais informações siga o link: CC Atribuição-NãoComercial 4.0