"A filha perdida", de Maggie Gyllenhaal: alteridades e ambivalências

Autores

  • Jaqueline Castilho Machuca Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRGS-Natal/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.34640/universidademadeira2022machuca

Palavras-chave:

A filha perdida, cinema, maternidade, feminino

Resumo

Dirigido por Maggie Gyllenhaal, o filme A filha perdida, adaptado do romance homônimo escrito por Elena Ferrante, narra as férias de Leda, uma professora
universitária que questiona a própria maternidade ao entrar em contato com uma jovem mãe e sua filha. Em um incômodo jogo de espelhos, a protagonista mergulha em seu passado, expondo gradativamente sua biografia e surpreendendo o espectador com revelações familiares. A proposta dessa recensão é analisar o longa-metragem na chave da alteridade e discutir as motivações das personagens a partir do encontro e do conflito de gerações, sobretudo na perspectiva das ambivalências da maternidade. Temas como envelhecimento, liberdade sexual feminina, casamento, emergem da narrativa
cinematográfica, lançada em 2021, e protagonizada por Olivia Colman. Um dos objetivos é examinar o filme com vistas ao O segundo sexo, de Simone de Beauvoir (2019), para quem a mulher não nasce mulher, torna-se mulher, já que as pressões sociais e os ajustes demandados pela configuração patriarcal delineiam o feminino.

Referências

Beauvoir, S. (2019) [1949]. Le deuxième sexe (O segundo sexo: a experiência vivida). Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Ferrante, E. (2016) [2006]. La figlia oscura (A filha perdida). Rio de Janeiro: Intrínseca.

Gyllenhaal, M. (Diretora). (2021) The lost daughter (A filha perdida) [Filme/Versão.

disponível em streaming pela Netflix]. Netflix/Endeavor Content/Samuel Marshall Films/Pie Films.

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Publicado

2022-12-12

Como Citar

Castilho Machuca, J. (2022). "A filha perdida", de Maggie Gyllenhaal: alteridades e ambivalências . Cinema &Amp; Território, (7), 93–98. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2022machuca

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