A conversa como acontecimentos do corpo em "As Canções" (2011), de Eduardo Coutinho

Autores

  • Renata de Oliveira Ramos Escola da Tenda/SP

DOI:

https://doi.org/10.34640/universidademadeira2021ramos

Palavras-chave:

Eduardo Coutinho, conversa, fabulação, cantar, corpo, As Canções (2011)

Resumo

O presente artigo apresenta algumas considerações a respeito da conversa nos documentários de Eduardo Coutinho e é parte da dissertação de mestrado O Corpo Que Fala: A Conversa no Documentário de Eduardo Coutinho, defendida em 2021. Trazemos duas das conversas que constituem o filme As Canções (2011), enfatizando a centralidade do corpo falante na constituição das cenas. A conversa e o cantar são analisados enquanto acontecimentos que alteram as configurações de força da cena ao acionarem intensidades singulares que constituem, na materialidade do filme, uma imagem intensa que se extrapola e se abre ao imponderável do corpo.

Referências

Bezerra, C. R. de A. (2014). A Personagem no Documentário de Eduardo Coutinho. São Paulo: Papirus.

Bragança, F. (2008). Palavra e Superfície. In Bragança, F. (Org.) Eduardo Coutinho (2009). Rio de Janeiro: Beco do Azougue.

Coutinho, E. (2013) [1992]. O Olhar no Documentário: Carta-depoimento para Paulo Paranaguá. Catálogo do Festival Cinéma du Réel, Paris, 1992. In Ohata, M. (Org.) Eduardo Coutinho. (pp. 15-21). São Paulo: Cosac&Naif.

Deleuze, G. &; Parnet, C. (1998). Uma Conversa: O Que é, Para que Serve. In Diálogos. (pp. 9-45). São Paulo: Escuta.

Doane, M. A. (1983). A voz no cinema e a articulação de corpo e espaço. In Xavier, I. (Org.). A Experiência do Cinema. Antologia. Vol. 5, pp.457-476. Rio de Janeiro: Edições Graal, Ltd.

Figueirôa, A., Bezerra, C. & Fechine, Y. (2003). O Documentário como Encontro: Entrevista com o Cineasta Eduardo Coutinho. In Revista Galáxia, nº6 (pp. 213-229). outubro.

Gil, J. (1995). Corpo. In Enciclopédica Einaudi, Vol. 32, pp.201-266. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda.

Lima, C.S. (2015). Música em Cena: à escuta do documentário brasileiro. Tese de Doutoramento. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. Belo Horizonte. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD9WERWD/1/musica_em_cena_final_2015.pdf [07.10.2020]

Lins, C. (2004). O Documentário de Eduardo Coutinho: televisão, cinema e vídeo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

Lins, C. & Mesquita, C. (2008). Filmar o Real. Sobre o documentário brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Zahar.

Nancy, J.L. (2015). Vox Clamans in Deserto. Coimbra: Palimage, 2011. In Revista Gratuita. V.2, pp. 11-20. Belo Horizonte: Chão da Feira.

Ramos, F. P. (2005). A cicatriz da tomada: documentário, ética e imagem intensa. In Teoria Contemporânea do Cinema, Vol. II., pp. 159-227. São Paulo: Editora Senac.

Ramos, R.O. (2021). O Corpo que Fala: A Conversa no Documentário de Eduardo Coutinho. Dissertação de Mestrado. CEFET/MG, Belo Horizonte. Disponível em: https://sigarquivos.cefetmg.br/arquivos/2021132163f45c3571553ce566b0ef2f5/Dissertao_Final_Renata_Oliveira.pdf [07.12.2021]

Salles, J.M. & Andrade, Ramos, M.A. (Produtores) & Coutinho, E. (Realizador). (2011). As Canções [Film]. Brasil: VideoFilmes.

Silva, P.C. (2020). Cantos da Escravidão. Revista Piauí, 2014. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/cantos-da-escravidao/ [ 02.12.2020]

TVE/Brasil (2015, novembro 10). Alberto Dines entrevista Eduardo Coutinho. Programa Observatório da Imprensa. [Vídeo]. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=ZRY8hyffUgA [02.12.2020]

Zumthor, P. (2007). Performance, Recepção e Leitura. São Paulo: Cosac&Naify.

Downloads

Publicado

2021-12-17

Como Citar

de Oliveira Ramos, R. (2021). A conversa como acontecimentos do corpo em "As Canções" (2011), de Eduardo Coutinho. Cinema &Amp; Território, (6), 110–119. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2021ramos

Edição

Secção

Outros