Subjetividades lésbicas no cinema contemporâneo

Autores

  • Danusa de Oliveira Jeremin Universidade de São Paulo/Brasil
  • Elisângela de Jesus Santos Instituto Federal de São Paulo/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34640/universidademadeira2021jereminsantos

Palavras-chave:

gênero e cinema, teoria feminista, representatividade lésbica, estereótipos

Resumo

Este artigo visa a analisar dois filmes centrados em histórias de mulheres lésbicas em diferentes contextos históricos, econômicos e sociais, a saber, Rafiki (2018) e The world to come (2020). Os filmes são vistos a partir da teoria de gênero e têm como base o documentário O outro lado de Hollywood (1995), de modo que se possam analisar possíveis mudanças estéticas e narrativas na subjetividade de mulheres no cinema contemporâneo. Objetivamos reflexões a partir das mudanças percebidas no tratamento de personagens historicamente concebidas como pervertidas sexuais ou enquadradas através de estereótipos sexistas-patriarcais. Buscamos compreender as diferentes formas pelas quais o protagonismo de mulheres diretoras, produtoras, escritoras e espectadoras modelam novos cenários de representatividade e representação, ao vocalizarem novas subjetividades no audiovisual contemporâneo. A questão não é mais tanto romper com os ideais centrados em imaginários masculinos, mas o esforço de criar narrativas que deem conta de falar a partir e através das mais diferentes visões de mundo, criando condições para que a representatividade de outros sujeitos sociais concretize narrativas.

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

de Oliveira Jeremin, D., & de Jesus Santos, E. (2021). Subjetividades lésbicas no cinema contemporâneo. Cinema &Amp; Território, (6), 76–87. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2021jereminsantos

Edição

Secção

Artigos