A invisibilidade do corpo feminino nas montanhas fálicas: "Picnic na Montanha Misteriosa" (1975)

Autores

  • Adriana Falqueto Lemos Instituto Federal do Sul de Minas, Campus Pouso Alegre/Brasil
  • Alice da Rocha Perini Secretaria de Educação, Espírito Santo/Brasil
  • Hugo Felipe Quintela Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Santa Teresa/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34640/universidademadeira2021lemosperiniquintela

Palavras-chave:

corpo, feminino, alteridade, estética da recepção, leitura

Resumo

A partir de discussões que são ancoradas em teóricos da recepção e sobre o corpo feminino e sua dimensão na literatura, este artigo discute a narrativa fílmica de Picnic na Montanha Misteriosa (1975), de Peter Weir, adaptação de romance homônimo de Joan Lindsay (1967). O estudo tem como intenção entender a mitificação da figura feminina através dos efeitos produzidos pela obra cinematográfica do diretor em questão, tendo como contraponto a figura da audiência e a apreensão para a concretização do sentido da obra. Para tanto, é importante destacar as reflexões que abarcam as relações de gênero no cinema, pois, assim como em outras linguagens, a representação do feminino, quase sempre, alterna entre presença e ausência, ou seja, ora como um objeto mediante um olhar masculino, ora como uma imagem esmaecida quando protagoniza a criação de sentido. Em contrapartida, a teoria feminista do cinema (Rosen, 1973, Mellen, 1974 & Haskell, 1987) há muito tem proposto uma nova perspectiva ao espaço obscurecido pela construção social dos gêneros. O cinema é uma área importante para que sejam estabelecidas as discussões sobre gênero.

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

Falqueto Lemos, A., da Rocha Perini, A., & Quintela, H. F. (2021). A invisibilidade do corpo feminino nas montanhas fálicas: "Picnic na Montanha Misteriosa" (1975) . Cinema &Amp; Território, (6), 65–75. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2021lemosperiniquintela

Edição

Secção

Artigos