A escultura no cinema de Pedro Costa

Autores

  • João Gonçalves Faculdade de Arte e Humanidades, Universidade da Madeira

DOI:

https://doi.org/10.34640/UNIVERSIDADEMADEIRA2020GONCALVES

Palavras-chave:

escultura, cinema, corpo, objecto, recomposição

Resumo

Admirado pela linguagem inovadora com que constrói retratos de pessoas a viver em situações limite, Pedro Costa é uma figura consensual no panorama do cinema contemporâneo de autor. Entre 1997 e 2006, produziu aquele que é, por muitos considerado, o seu corpo de trabalho mais relevante: um conjunto de três filmes, conhecido por “Trilogia das Fontainhas”, do qual fazem parte Ossos (1997), No Quarto da Vanda (2000) e Juventude em Marcha (2006). Exemplos que nos permitem identificar alguns dos aspectos mais singulares da sua obra. Produzidos à volta de uma ligação entre Cabo Verde e Portugal, os três filmes exploram uma série de oposições, entre um bairro de uma periferia pobre e o centro de uma capital europeia com sinais de riqueza; entre distância e proximidade, comunidade e nãocomunidade, deslocação e localização, lugar e contexto. Numa escala mais pequena, a substituição da ilha pelo bairro, a relação do corpo com a parede a surgir em espaços de dimensões reduzidas, simultaneamente interiores e exteriores. Espaços fechados e abertos, privados e públicos, pessoais e políticos. Com este estudo propõe-se que o antagonismo presente nestes trabalhos [...].

Referências

Cabo, R. (coord.) (2009). Cem Mil Cigarros. Os filmes de Pedro Costa. Lisboa: Orfeu Negro.

Costa, P. Neyrat, C. Rector, A. (2012). Um Melro Dourado, Um Ramo de Flores, Uma Colher de Prata - No quarto de vanda. Lisboa: Orfeu Negro.

Ferreira, C. (2018). Pedro Costa. Porto: Edições Afrontamento.

Gonçalves. C. (Org) (2007). Fora ! Pedro Costa, Rui Chafes. Porto: Fundação de Serralves.

Gross, K. (1992) The Dream of the Moving Statue. New York: Cornell University Press.

Latour, B. (2004) Why Has Critique Run Out of Steam? From Matters of Fact to Matters of Concern. Critical Inquiry, Winter 2004, 225-248.

Latour, B. (2007) Reassembling The Social. An Introduction to Actor-Network-Theory. Oxford: Oxford University Press.

Rancière, Jacques (2011) The emancipated Spectator. London: Verso.

Rancière, Jacques (2019) Estética e Política. A Partilha do Sensível. Lisboa: KKYM.

Filmografia

Branco, P. (Produtor), & Costa, P. (Realizador). (1994). Casa de Lava [Filme]. Portugal: Madragoa Filmes.

Branco, P. (Produtor), & Costa, P. (Realizador). (1997). Ossos [Filme]. Portugal: Madragoa Filmes.

Chaves, A. (Produtor), & Costa, P. (Realizador). (2014). Cavalo Dinheiro [Filme]. Portugal: OPTEC, Sociedade Óptica Técnica.

Chaves, A. (Produtor), & Costa, P. (Realizador). (2019). Vitalina Varela [Filme]. Portugal: OPTEC.

Lewton, V. (Produtor), & Tourneur, J. (Realizador). (1943). I Walked with a Zombie [Filme]. Estados Unidos da América: RKO Radio Pictures.

Rossellini, R. (Produtor), & Rossellini, R. (Realizador). (1950). Stromboli [Filme]. Itália, Estados Unidos da América: RKO Radio Pictures.

Villa-Lobos, F. (Produtor), & Costa, P. (Realizador). (2000). No Quarto da Vanda [Filme]. Portugal: Contracosta Produções.

Villa-Lobos, F. (Produtor), & Costa, P. (Realizador). (2006). Juventude em Marcha [Filme]. Portugal: Contracosta Produções.

Vítor, G. (Produtor), & Costa, P. (Realizador). (1989). O Sangue [Filme]. Portugal: Trópico Filmes.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

Gonçalves, J. (2020). A escultura no cinema de Pedro Costa. Cinema &Amp; Território, 1(5), 196–210. https://doi.org/10.34640/UNIVERSIDADEMADEIRA2020GONCALVES

Edição

Secção

Outros