"Sol negro": identidades e conflito na cidade globalizada

Autores

  • Pedro Miguel Jorge Réquio Centro de Estudos Sociais (CES) - Universidade de Coimbra Doutorando no curso Discursos: Cultura, História e Sociedade

DOI:

https://doi.org/10.34640/UNIVERSIDADEMADEIRA2020REQUIO

Palavras-chave:

cinema do pós-guerra, arts-based research, Japão, racismo, globalização

Resumo

Este artigo toma como ponto de partida o filme japonês Sol negro, realizado por Koreyoshi Kurahara em 1964, e recorre ao conceito de Arts-Based Research como principal ferramenta metodológica. A obra providencia uma série de elementos úteis para a compreensão de algumas transformações verificadas na sociedade nipónica do pósSegunda Guerra Mundial, tais como o aparecimento de uma juventude em permanente revolta com as normas sociais, o consumo e a cultura de massas, a relação da sociedade japonesa com figuras exógenas e também as alterações, simbólicas e materiais, da morfologia urbana durante o processo de globalização. Paralelamente, Sol negro incide igualmente sobre temáticas como o racismo estrutural, dirigido às comunidades afrodescendentes, e a estereotipização da sua figura através da cultura de massas.

Referências

Becker, H. S. (2007). Parables, Ideal Types, and Mathematical Models. Becker, H.S. (org.). Telling About Society (pp. 150-166). Chicago: University of Chicago Press.

Campos, L. (2007). Introdução à globalização. Universidade de Évora.

Cousins, M. (2005). Biografia Do Filme. Lisboa: Editorial Plátano.

Desyllas-Capous, M. M. K. (2018). Creating Social Change Through Creativity.

Creating Social Change Through Creativity (pp. 7–17). California State University.

Duggan, C. (2013). Occidentalism In Japan: Representing and Consuming the Western Other(s). Disponível em: https://www.academia.edu/3403746/Occidentalism_in_Japan_Representing_and_Consuming_the_Western_Other_s_

Helsby, W. (2005). Representation Theories. Helsby, W. (org.). Understanding Representation (pp. 3–25). London: British Film Institute.

Henshall, K. (2016). História do Japão. Lisboa: Editorial 70.

Lima, E. F. W. (2013). Representações da cidade na cena e nas políticas públicas.

Fortuna, C.; Bógus, L., Corá, M., Júnior, J. (org.). Cidade e Espetáculo: a cena teatral luso-brasileira contemporânea (p.65-80). São Paulo: EDUC.

Martín, M. P. C. (2011). The "Period of Transition" In the Japanese Youth Cinema 1956-1960: From the Taiyozoku Phenomenon to the New Wave. Disponível em:

https://www.academia.edu/26812888/Transition_in_the_Japanese_Youth_Cinema_1956-1960_From_the_Taiyozoku_Phenomenon_to_the_New_Wave

McClementes, N. (2016). Samurain, Sarariiman, Shufu: Chanching Stereotypes of Masculinity in Post-War Japan. London: University of London. Disponível em: https://www.academia.edu/26990739/Samurai_Sarariiman_Shufu_Changing_Stereotypes_of_Masculinity_in_Post-war_Japan

Swidler, A. (1986). Culture in action: Symbols and Strategies. American Sociological Review, Vol. 51, No2, (p.273–286). Disponível em: http://webarchiv.ethz.ch/soms/teaching/OppFall09/SwidlerCultureInAction.pdf

Filmografia

Nikkatsu (Produção) & Kurahara, K. (Realizador). (2011) [1960]. Kyonetsu no kisestsu. [DVD]. Japão: Nikkastu.

Nikkatsu (Produção) & Kurahara, K. (Realizador). (2011) [1964]. Kuroi Taiyô [DVD]. Japão: Nikkastu.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

Jorge Réquio, P. M. (2020). "Sol negro": identidades e conflito na cidade globalizada . Cinema &Amp; Território, (5), 182–190. https://doi.org/10.34640/UNIVERSIDADEMADEIRA2020REQUIO

Edição

Secção

Artigos