"Sol negro": identidades e conflito na cidade globalizada
DOI:
https://doi.org/10.34640/UNIVERSIDADEMADEIRA2020REQUIOPalavras-chave:
cinema do pós-guerra, arts-based research, Japão, racismo, globalizaçãoResumo
Este artigo toma como ponto de partida o filme japonês Sol negro, realizado por Koreyoshi Kurahara em 1964, e recorre ao conceito de Arts-Based Research como principal ferramenta metodológica. A obra providencia uma série de elementos úteis para a compreensão de algumas transformações verificadas na sociedade nipónica do pósSegunda Guerra Mundial, tais como o aparecimento de uma juventude em permanente revolta com as normas sociais, o consumo e a cultura de massas, a relação da sociedade japonesa com figuras exógenas e também as alterações, simbólicas e materiais, da morfologia urbana durante o processo de globalização. Paralelamente, Sol negro incide igualmente sobre temáticas como o racismo estrutural, dirigido às comunidades afrodescendentes, e a estereotipização da sua figura através da cultura de massas.
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Filmografia
Nikkatsu (Produção) & Kurahara, K. (Realizador). (2011) [1960]. Kyonetsu no kisestsu. [DVD]. Japão: Nikkastu.
Nikkatsu (Produção) & Kurahara, K. (Realizador). (2011) [1964]. Kuroi Taiyô [DVD]. Japão: Nikkastu.
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