O "Naufrágio da Jangada": um filme etnográfico não editado

Autores

  • Luciana de Castro Nunes Novaes Universidade Estadual da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.34640/UNIVERSIDADEMADEIRA2020NOVAES

Palavras-chave:

jangada, poder, filme etnográfico, fotografia

Resumo

Esse texto resulta de um filme que não foi editado. As gravações foram realizadas objetivando as jangadas de pau fundeadas na Praia do Flamengo, Salvador, Bahia, Brasil. A expressão “making the making” é utilizada nesse artigo para refletir sobre a potência da fotografia em contextos de produção audiovisual, a confecção do roteiro a partir da autoria compartilhada entre pesquisadoras e personagem central e a construção política de um filme etnográfico.

Referências

Bazin, A. (2005). The ontology of the photographic image. Bazin, A., Gray, H., Renoir, J., François T. What is cinema? Vol. I. (pp. 9-16). Berkeley: University of California Press.

Butler, J. (2011). Actos performativos e constituição de gênero. Um ensaio sobre fenomenologia e teoria feminista. Macedo, A.G. & Rayner, F. (org.). Género, Cultura Visual e Performance: Antologia Crítica (pp.69-87). Portugal: Universidade do Minho/Húmus.

Cascudo, L. C. (1957). Jangada: uma pesquisa etnográfica. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa Nacional.

Douglas, M. (1991). Pureza e perigo. Lisboa: Edições 70.

Eisenstein. S. (2002). O Sentido do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Flusser, V. (1985). Filosofia da caixa preta. Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: HUCITEC.

Ingold, T. (2015). Estar vivo: ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Rio de Janeiro: Vozes.

Novaes, L.C. (2018). A borda do mar como um lugar cultural: Arqueologia de Praias e a dialética étnico-marítima do patrimônio imaterial no sítio da Preguiça, Salvador/Bahia: Revista de Arqueologia, Vol. 31, N°1.

Mead, M. (2003). Visual anthropology in a discipline of words. Paul Hockings (ed.) Principles of Visual Anthropology (pp.3-10). Berlin: Mouton de Gruyter.

Mondardini, G. (2004). Les vieux el les nouveaux usages des lieux marins em Sardaigne. Le Bouedec, Gérard, Ploux, Frabçois, Cérino, Chistophe et Geistdoerfer, Aliette. Entre terre et mer: sociétés littorales et pluriactivités (XVe-XXe siècle): actes du colloque tenu à l'Université de Bretagne Sud--Lorient, les 17, 18 et 19 octobre 2002. Press Universitaires Rennes.

Sontag, S. (1986). Na Caverna de Platão: Ensaios Sobre Fotografia. Lisboa: Publicações Dom Quixote.

Turner, T. (1992) Defiant images. The Kayapo appropriation of video. Anthropology Today, Vol. 8, N °6.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

de Castro Nunes Novaes, L. (2020). O "Naufrágio da Jangada": um filme etnográfico não editado . Cinema &Amp; Território, (5), 156–166. https://doi.org/10.34640/UNIVERSIDADEMADEIRA2020NOVAES

Edição

Secção

Artigos