O filme "Hoje eu quero voltar sozinho" e o desafio artístico em presença da pluralidade e sensibilidade homossexual no uso das provocações da pós-modernidade
DOI:
https://doi.org/10.34640/UNIVERSIDADEMADEIRA2020Palavras-chave:
cinema, territórios, LGBT, homossexualismo na adolescência, tabus sociaisResumo
O artigo propõe analisar o filme, Hoje eu quero voltar sozinho, do cineasta Daniel Ribeiro. A Análise encontra-se fundamentada dentro do panorama de gênero e de valorização quanto à identidade LGBT diante do espaço cinematográfico. A sugestão do artigo tem como proposta à reflexão sobre a temática da homossexualidade entre adolescentes, e questões relacionadas à humilhação na escola, problemáticas quanto à inserção de pessoas portadoras de necessidades espaciais na educação formal tradicional, as descobertas da adolescência quanto ao amor, e o medo dos pais diante aos desafios e desejos destes imaturos adolescentes no espaço da contemporaneidade. sendo assim, também percebemos na adaptação uma variedade de temáticas inseridas no roteiro cinematográfico, e relevante ao tema inicial da descoberta da homossexualidade na fase da adolescência e no processo comparativo das obras ocorre uma divisão de opiniões entre a busca pela independência financeira e a descoberta do amor, além da dualidade de sentimentos, a busca por um intercâmbio internacional com a finalidade de se libertar do medo de desapontar a família perante a opção. A obra apresenta a importância da problemática do tema que é pouco explorado, com toques de criatividade, sutileza, e destreza artística no desenrolar do filme.
Referências
Bauman, Z. (2007). Vida Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.
Freud, S. (1996) [1920]. Além do princípio do prazer. Rio de Janeiro: Imago.
González, F (2009). Presentación, González, Francisco Colom (ed) Modernidad Iberoamericana. Cultura, política y cambio social. 13-18. Madrid: Iberoamericana.
Jameson, F. (1983). Ensayos sobre elposmodernismo. Buenos Aires: PsiKolibro.
Lacan, J. (1998) [1960]. Instância da Letra no Inconsciente ou a Razão desde Freud. Escritos (pp. 496-536). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
Maffesoli, M. (2000). O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa (3ª ed.). Rio de Janeiro: Forense.
Maffesoli, M. (2004). Notas sobre a Pós-modernidade: o Lugar Faz o Elo. Rio de Janeiro: Atlântica.
Marinho, M. (2008): A Construção da Memória. In: Veredas, Santiago de Compostela, n. 10, pp. 135-148.
Nietzsche, F. (1999) [1887]. Genealogia da Moral. São Paulo: Companhia das Letras.
Ornellas, S. (2012). Nomadismo poético nos anos 50-70: apontamentos de pesquisa sobre três poetas da desterritorialização em língua portuguesa. Disponível.em:
https://www.researchgate.net/publication/277877243Nomadismo_poetico_nos_anos_5070_apontamentos_de_pesquisa_sobre_tres_poetas_da_desterritorializacao_em_lingua_portuguesa. Acesso em: 18 de outubro de 2019.
Saussure, F. (1916). Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix.
Turkle, S. (1997). A Vida no Écrã. A identidade na era da Internet. Lisboa: Relógio d’Água.
Filmografia
Ribeiro, D. (Produtor & Realizador). (2014). Hoje Eu Queiro Voltar Sozinho. [DVD]. Brasil: Vitrine Filmes / Films Boutique.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Francisco Acioly de Lucena Neto, Natália Luiza Carneiro Lopes Acioly
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Para mais informações siga o link: CC Atribuição-NãoComercial 4.0