Neorrealismo de lo periférico: el territorio marginal de Roma desde la mirada nativa de Rossellini

Autores

  • Jesús Ramé Universidad Rey Juan Carlos

DOI:

https://doi.org/10.34640/52020CTJRNEO

Palavras-chave:

território periférico, antropologia, cinema, neo-realismo, Rossellini, estética do filme

Resumo

Roma é apresentada como uma cidade de carácter turístico e histórico, encenada cinematograficamente a partir da representação do Império Romano ou como uma espécie de cidade-museu, um imaginário para o qual o cinema de Hollywood deu um contributo decisivo. Nesta pesquisa queremos olhar para o outro lado desta perspectiva, estamos interessados em aprofundar a representação fílmica da periferia desta cidade. Para tal, escolhemos uma corrente artística que pretende reflectir o mundo do seu tempo: o neorealismo italiano, que se concentra na vida quotidiana. O nosso objecto de estudo é o olhar cinematográfico nativo de Rossellini, um realizador romano, que assume a tarefa de retratar a realidade dos espaços e vidas periféricas de Roma afectados pela Segunda Guerra Mundial. Roma, città aperta (1945), Paisà (1946) ou Europa 51 (1952) mostram como o território precário foi habitado e assume um espaço estrelado pelos sem voz e pelas circunstâncias da ocupação fascista, mas também, como explica Bazin, de uma forma anti-espetacular e antiteatral. A Roma dos despossuídos de Rossellini é a reflexão cristalizada no ecrã de um território e de um ser humano que já não existe, [...].

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Publicado

2020-12-10

Como Citar

Ramé, J. (2020). Neorrealismo de lo periférico: el territorio marginal de Roma desde la mirada nativa de Rossellini . Cinema &Amp; Território, 1(5), 96–107. https://doi.org/10.34640/52020CTJRNEO

Edição

Secção

Artigos