O intelectual e o povo: media, imprensa e território de Trás-os-Montes após a Revolução

Autores

  • Caterina Cucinotta Bolseira pós-doutoramento FCT, Investigadora integrada IHC – FCSH – NOVA de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.34640/52020ctccint

Palavras-chave:

representação do território, estética dos materiais, folclore, cultura e periferia

Resumo

Ao longo da história do cinema português, temos assistido a um interesse analítico por comunidades fechadas que se situam fora do perímetro urbano das cidades. Porém, desde Leitão de Barros e a sua descoberta da Nazaré, no início do século passado, até António Reis e Margarida Cordeiro, em Trás-os-Montes, algo mudou nas representações do território e seus usos. Uma contextualização histórica e cultural da situação em que viviam os habitantes deste território pode ajudar a entender melhor a passagem do “folclore” à “memória”. O percurso peculiar do filme Trás-os-Montes (1976), de António Reis e Margarida Cordeiro, passa por uma materialização da poesia em imagens, através do território de algumas aldeias e dos seus trajes e costumes. Esta etnoficção é aqui analisada a partir de alguns artigos da imprensa da época por ocasião da estreia do filme. Através do conceito de “censura preventiva da comunidade” (Jakobson), pretendemos analisar a relação, criada pelo filme em Trás-os-Montes, entre o intelectual e o povo. 

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Publicado

2020-12-10

Como Citar

Cucinotta, C. (2020). O intelectual e o povo: media, imprensa e território de Trás-os-Montes após a Revolução. Cinema &Amp; Território, (5), 38–48. https://doi.org/10.34640/52020ctccint

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Artigos