A poética constelar e espectral de "O Botão de Pérola"

Autores

  • Júlia Vilhena Rodrigues Doutoranda em Estudos Artísticos - FLUC/UC

DOI:

https://doi.org/10.34640/52020CTJRPOE

Palavras-chave:

Patrício Guzmán, filme-ensaio, cartografia afetiva, paisagem, memória, rasto

Resumo

A partir da análise do filme O Botão de Pérola (2015), do realizador chileno Patrício Guzmán, serão discutidas questões relativas ao documentário ensaístico, como o caráter subjetivo e o tratamento poético dado à narrativa. Veremos como o filme de Guzmán aciona no espectador potentes pensamentos de mundo, por meio de uma cartografia afetiva descentrada, repleta de belas metáforas visuais. Ao enfatizar a força da natureza, O Botão de Pérola reforça a potência do território chileno e o poder de resistência e renovação de seus povos. Analisaremos como o diretor adensa as imagens do presente com a energia das sobrevivências (Didi-Huberman, 2013) através de rostos, falas, paisagens e vestígios.

Referências

Adorno, T. (2003). O ensaio como forma, in Notas de Literatura I. Tradução de Jorge de Almeida. São Paulo: Editora 34, Coleção Espírito Crítico.

Andermann, J. (2012). Expanded Fields: Postdictatorship and the Landscape. Journal of Latin American Cultural Studies 21(2): 165-187.

Benjamin, W. (1984). Origem do drama barroco alemão. São Paulo: Brasiliense.

Benjamin, W. (1987). A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Obras escolhidas I. São Paulo: Brasiliense.

Blanco, M. & Peeren. E. (2013). The Spectralities Reader: Ghosts and Haunting in Contemporary Cultural Theory. New York: Bloomsbury Academic.

Corrigan, T. (2015). O filme-ensaio: desde Montaigne e depois de Marker. Campinas/SP: Papirus.

Chauvin, I. D. (2017). Memorias en el presente: Afecto y espectralidad en imaginarios acuáticos contemporâneos. Aniki, 4 (1), 170-191.

Didi-Huberman, G. (2011). Sobrevivência dos vaga-lumes. Trad. Vera Casa Nova. & Márcia Arbex. Belo Horizonte: UFMG.

Didi-Huberman, G. (2013) A imagem sobrevivente. História da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg [Tradução: Vera Ribeiro]. Rio de Janeiro: Contraponto Editora Ltda e Museu de Arte do Rio [MAR].

Farocki, H. (2013). Prólogo de Georges Didi-Huberman. Desconfiar de las imágenes. Buenos Aires: Edición Buenos Aires.

Gagnebin, J. M. (2014). Limiar, Aura e Rememoração - Ensaios sobre Walter Benjamin. São Paulo: Editora 34.

Gervaiseau, H. (2015). Escrituras e figurações do ensaio. Teixeira, F. E. (Org.). O ensaio no cinema: formação de um quarto domínio das imagens na cultura audiovisual contemporânea. São Paulo: Hucitec.

Ginzburg, J & Sedlmayer, S. (2012). Walter Benjamin: Rastro, aura e história. Belo Horizonte: Editora UFMG.

Godard, J. (1989). Introdução a uma verdadeira história do cinema. São Paulo: Martins Fontes.

Guzmán, P. (2017). Entrevista concedida a Carta Maior. Disponível em . [26 jun. 2020].

Machado, A. (2003). Filme-Ensaio, in Revista Concinnitas, Vol. 2, N. 5. Disponível em <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/concinnitas/article/view/42804>. [15 jun. 2020].

Pensky, M. (1993). Melancholy Dialectics: Walter Benjamin and the Play of the Mourning. Baltimore: University of Massachusetts Press.

Rancière, J. (2010). A Ficção Documental: Marker e a ficção da memória. Arte & Ensaios, N. 21. Rio de Janeiro: EBA/UFRJ.

Sadek, I. (2013). Memoria espacializada y arqueología del presente en el cine de Patricio Guzmán. Revista Cine Documental, 8, 28-71. Disponível em <http://revista.cinedocumental.com.ar/memoria-espacializada-y-arqueologia-delpresente-en-el-cine-de-patricio-guzman>. [29 jun. 2020].

Filmografia

Godard, J. (Realizador). (1988-1998). História(s) do Cinema [DVD]. Portugal: Midas Filmes.

Sachse, R. (Produtor) & Guzmán, P. (Realizador). (2010). Nostalgia da Luz. Chile: Atacama produtions.

Sachse, R. (Produtor) & Guzmán, P. (Realizador.) (2015). O Botão de Pérola [DVD]. Rio de Janeiro: IMS.

Sachse, R. (Produtor) & Guzmán, P. (Realizador) (2019). La Cordillera de los Sueños. [DVD]. Suiça: Trigon-film.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

Vilhena Rodrigues, J. (2020). A poética constelar e espectral de &quot;O Botão de Pérola&quot;. Cinema &Amp; Território, (5), 15–21. https://doi.org/10.34640/52020CTJRPOE

Edição

Secção

Artigos