Vestígios da memória em "Nostalgia da Luz"

Autores

  • Ana Costa Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34640/CT52020ARVES

Palavras-chave:

memória, paisagem, vestígio, América Latina, ditadura, Guzmán

Resumo

O trabalho estabelece relações entre memória e paisagem no filme Nostalgia da Luz, de Patricio Guzmán, a partir da noção de vestígio. No filme, o realizador investiga os mistérios de uma paisagem - o deserto do Atacama - para se questionar acerca da memória de um país - o Chile. Através da observação dos vestígios encontrados no deserto chileno, Guzmán chega à sua principal temática: a memória dos presos políticos desaparecidos na ditadura de Pinochet.

Referências

Conde, Miguel (2012). “Andreas Huyssen discute relações entre políticas da memória e direito”. Globo Universidade, 3 agosto. Disponível em: http://redeglobo.globo.com/globouniversidade/noticia/2012/08/andreas-huyssendiscute-relacoes-entre-politicas-da-memoria-e-direitos.html. [05.10.2020].

Gagnebin, Jeanne Marie (2014a). Lembrar Escrever Esquecer. São Paulo: Editora 34.

Gagnebin, Jeanne Marie (2014b). Limiar, Aura e Rememoração – ensaios sobre Walter Benjamin. São Paulo: Editora 34.

Huyssen, Andreas (2014). Culturas do Passado Presente. Rio de Janeiro: Contraponto Editora.

Schama, Simon (1995). Paisagem e Memória. São Paulo: Editora Schwarcz.

Filmografia

Sachse, R. (Produtor) & Guzmán, P. (Realizador). (2010). Nostalgia da Luz. Chile: Atacama produtions.

Sachse, R. (Produtor) & Guzmán, P. (Realizador). (2019). A Cordilheira dos Sonhos. Chile: Atacama produtions.

Sachse, R. (Produtor) & Guzmán, P. (Realizador). (2015). O Botão de Pérola: Chile: Atacama produtions.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

Costa Ribeiro, A. (2020). Vestígios da memória em "Nostalgia da Luz". Cinema &Amp; Território, 1(5), 7–14. https://doi.org/10.34640/CT52020ARVES

Edição

Secção

Artigos