Vestígios da memória em "Nostalgia da Luz"
DOI:
https://doi.org/10.34640/CT52020ARVESPalavras-chave:
memória, paisagem, vestígio, América Latina, ditadura, GuzmánResumo
O trabalho estabelece relações entre memória e paisagem no filme Nostalgia da Luz, de Patricio Guzmán, a partir da noção de vestígio. No filme, o realizador investiga os mistérios de uma paisagem - o deserto do Atacama - para se questionar acerca da memória de um país - o Chile. Através da observação dos vestígios encontrados no deserto chileno, Guzmán chega à sua principal temática: a memória dos presos políticos desaparecidos na ditadura de Pinochet.
Referências
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Schama, Simon (1995). Paisagem e Memória. São Paulo: Editora Schwarcz.
Filmografia
Sachse, R. (Produtor) & Guzmán, P. (Realizador). (2010). Nostalgia da Luz. Chile: Atacama produtions.
Sachse, R. (Produtor) & Guzmán, P. (Realizador). (2019). A Cordilheira dos Sonhos. Chile: Atacama produtions.
Sachse, R. (Produtor) & Guzmán, P. (Realizador). (2015). O Botão de Pérola: Chile: Atacama produtions.
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