Laboratório Huni Kuin: Ritual e arte, performance e vídeo, corpo e imagem

Autores

  • Rui Mourão Artista, Doutorando em Estudos Artísticos FCSH - Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.34640/universidademadeira2019mourao

Palavras-chave:

arte, ritual, performance, imagem, vídeo, indígena

Resumo

Laboratório Huni Kuin é um projeto de pesquisa artístico-etnográfica desenvolvido a partir de um estudo de campo sobre práticas artísticas em rituais do povo indígena Huni Kuin no Acre (Amazónia Ocidental, Brasil). Articula a performance ritual do Outro, a performance ritual do Eu em pesquisa do Outro e o que há de comum entre ambos. Foca-se em como desenvolver uma linguagem artística que estabeleça uma analogia com a dinâmica ritual xamânica, nomeadamente ao nível da relação entre consciência, corpo e imagem. A performance ritual Huni Kuin liga o "cinema da floresta" (Gow, 1995) da ayahuasca
com estéticas visuais geométricas (kene) e musicais (huni meka). O seu registo artísticodocumental pelo vídeo constitui uma metaperformance da performance ritual. As abordagens performativas são, pois, "simultaneamente assunto e método" (Conquergood, 1989: 82). As imagens filmadas e editadas são metáfora axial que incorpora uma ontologia ameríndia do "dois e seu múltiplo" (Lima, 1996). Em suma, cruzando teoria e prática, procura-se refletir sobre a relação entre a imagem em movimento e o movimento ritualizado da busca performativa do Eu e do Outro, tendo em conta estéticas, mitos e arquétipos. Tal acontece num campo de experimentação entre a arte como ritual e o ritual como arte.

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Publicado

2019-11-30

Como Citar

Mourão, R. (2019). Laboratório Huni Kuin: Ritual e arte, performance e vídeo, corpo e imagem . Cinema &Amp; Território, (4), 30–41. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2019mourao

Edição

Secção

Artigos