A ética de olhar para uma árvore

Autores

  • Fernando Baños-Fidalgo Profesor en el Centro Universitario de Artes TAI, Madrid, Doctor en Bellas Artes, Universidad Complutense de Madrid

DOI:

https://doi.org/10.34640/universidademadeira2018banos-fidalgo

Palavras-chave:

imagem, memória, pós-memória, arquivo, banalização, trivialização, ética

Resumo

Em A Geração Pós-Holocausto, Marianne Hirsch refere-se a este conceito como a relação da geração pós-Holocausto com o trauma pessoal, colectivo e cultural da geração anterior, ou seja, a sua relação com experiências que lhes foram tão profunda e afectivamente transmitidas - através das histórias, imagens e comportamentos em que cresceram. ou seja, a sua relação com experiências que lhes foram tão profunda e afectivamente transmitidas - através das histórias, imagens e comportamentos no meio dos quais cresceram - que "parecem" constituir as suas próprias memórias. No entanto, numa altura em que a maioria dos sobreviventes do Holocausto já faleceu, outro tipo de memória individual toma o seu lugar: a das gerações que, sem se relacionarem directamente com essas experiências, estabeleceram algum tipo de ligação com o trauma através de imagens que, apesar da sua saturação, contribuem sob a forma de trabalho histórico, literário ou artístico, para recontextualizar um passado que não é de forma alguma esquecido.

Referências

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Publicado

2018-11-30

Como Citar

Baños-Fidalgo, F. (2018). A ética de olhar para uma árvore . Cinema &Amp; Território, (3), 86–91. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2018banos-fidalgo

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