Viagens reais e imaginárias nos trilhos do cinema e do audiovisual

Autores

  • Alexandra Lima Gonçalves Pinto Departamento de Artes e Comunicação UFSCar-Universidade Federal de São Carlos-Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34640/universidademadeira2016pinto

Palavras-chave:

viajantes, ferrovia, rodovia, documentário, montagem, processo de criação

Resumo

Este artigo aborda algumas experiências criativas desenvolvidas dentro do projeto em andamento “Viagens, viajantes e imagens em movimento”, iniciado pela autora em 1993, sob o título D’Estradas, com a realização do documentário Passante, sobre personagens das estradas brasileiras e, posteriormente, de Mundança, acerca de viajantes sem destino certo nos trens da extinta FEPASA, ambos premiados pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. A despeito de seu caráter predominantemente documental e histórico, esse projeto engloba, além dos documentários citados, alguns trabalhos de ficção audiovisual e uma instalação interativa, realizados a partir do mesmo material bruto, tendo a montagem/edição como um ato criativo fundamental, uma escrita com imagens e sons.

Referências

Amiel, V. (2011). Estética da Montagem. Lisboa, Edições Texto & Grafia. Aranha, V. (1996) Os albergues dos migrantes no interior do Estado de São Paulo: programas de ação social ou políticas de circulação de população? Travessia: Revista do Migrante. Ano IX, n. 2. São Paulo, CEM, 25-29.

Bresson, R. (2005). Notas sobre o Cinematógrafo. São Paulo: Iluminuras.

Dellelis, R., Massarani, E.V.L. (1999). A Era do Trem. São Paulo: LF&N.

Geertz, C. (2013). A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC.

Jung, C. G. (1963). Memórias, sonhos e reflexões. São Paulo: Nova Fronteira.

Machado, A. (2011). Pré-Cinemas e Pós-Cinemas. Campinas: Papirus.

Mattar, S., Roiphe, A. (2012) Anais do I Seminário de Estudos e Pesquisa em Arte e Educação: processos de criação na educação e nas artes. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes/USP.

Oldham, G. (1995). First Cut: Conversations with Film Editors. Berkeley: University of California Press.

Ostrower, F. (2010). Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis, Vozes.

Tarkovisky, A. (1998). Esculpir o Tempo. São Paulo: Martins Fontes.

Filmografia

A Jornada, 2005, DVD. Edição: André Bonotto e Ciro Lubliner. Brasil: UFSCar.

Alma à janela, 2014. DVD. Edição: Nina Afonso. Brasil: UFSCar.

Bye, bye Brasil, 1979, 35mm. Direção: Cacá Diegues, Brasil: Embrafilme.

Em uma manhã de sábado, 2014, DVD. Edição: Amanda Mazzini. Brasil: UFSCar.

Estradas, 1995, DVD. Direção: Jorge Furtado. Brasil: Casa de Cinema de Porto Alegre.

Estranhos no Paraíso, 1984, 35mm. Direção: Jim Jarmusch. EUA: Filmes do Estação.

Êxílios, 2004, 35mm. Direção: Tony Gatlif. França: Imovision.

Fastígio, 2014, DVD. Edição: Rawi Santos. Brasil: UFSCar.

Labirinto das Almas, 2014. DVD. Edição: Vanessa Lopez. Brasil: UFSCar.

Mundança, 2014, DVD. Edição: Gabriela Trombeta. Brasil: UFSCar.

Mundança – Trem dos Mendigos, 1998, Video (Betacam). Direção: Alexandra Pinto.

Edição: Alexandra Pinto, Fabiana Victor e Wagner Werneck. Brasil: Imaginário Produções.

O Trem, 2014, DVD. Edição: Karen Pompeo. Brasil: UFSCar.

Paisagens Sonoras e Visuais, 2008, Instalação Interativa. Concepção e Realização: Alexandra Pinto, Eduardo Néspoli e Fabiana Victor. Brasil: UFSCar.

Passante, 1994, Vídeo (U-Matic). Direção e Edição: Alexandra Pinto e Iolanda Costa. Brasil: Vídeo Vídeo.

Sem Rumo, 2014, DVD. Edição: Marina Baptistella. Brasil: UFSCar.

Sem Título, 2014, DVD. Edição: André Felipe e Luis Broleze. Brasil: UFSCar.

Sem Título, 2014, DVD. Edição: Jennifer Lu. Brasil: UFSCar.

Sem Título, 2014, DVD. Edição: Catarine Ohnuma. Brasil: UFSCar.

Solidão, 2014, DVD. Edição: Lívia Lourenço. Brasil: UFSCar.

Tão Acre, 2005, Video (MiniDV). Direção: Andrea Martini. Brasil: UFSCar. Trem

Fantasma, 2014, DVD. Edição: Henrique Marcusso. Brasil: UFSCar.

Downloads

Publicado

2016-06-16

Como Citar

Lima Gonçalves Pinto, A. (2016). Viagens reais e imaginárias nos trilhos do cinema e do audiovisual. Cinema &Amp; Território, (1), 83–95. https://doi.org/10.34640/universidademadeira2016pinto

Edição

Secção

Artigos